O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se pronunciou na tarde de hoje após a série de ataques a ônibus, prédios e veículos institucionais que ocorrem em várias cidades do Rio Grande do Norte desde a madrugada desta terça-feira, 14. O ministro afirmou que está em contato com a governadora Fátima Bezerra (PT) analisando possíveis apoios para conter a crise e anunciará algumas medidas ainda hoje.
“Desde o início, o Ministério da Justiça tem estado em contato com o governo do Rio Grande do Norte, a fim de verificar possíveis apoios, tendo em vista a crise local na Segurança Pública. Conversei com a governadora Fátima e as medidas serão adotadas ainda hoje”, escreveu o ministro via Twitter.
Conforme informou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) em entrevista coletiva nesta manhã, as ações criminosas podem ser uma resposta a operações de combate anteriores que registraram confronto entre criminosos e policiais, com mortes de criminosos. , prisões e apreensões de drogas.
“Não temos detalhes da motivação, mas acreditamos que, com ações policiais anteriores há 15 dias, uma semana atrás, onde houve confronto com o sistema de segurança policial em relação aos infratores, inclusive onde alguns morreram, onde uma grande quantia foi apreendida. quantidade de drogas e armas, isso atrapalhava a delinquência a querer enfrentar as forças de segurança pública. Estamos com todas as nossas forças, não vamos admitir, vamos enfrentar com todas as nossas forças para dar tranquilidade à sociedade rio-grandense”, disse o secretário da Sesed, coronel Francisco Araújo, durante entrevista coletiva.
Além de vários ataques em Natal, também foram registradas ocorrências em São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Macau, Acari, Touros, Cerro Corá e Caicó, entre outras cidades potiguares.