RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Moraes autoriza PF a acessar e analisar dados de celulares de golpistas de 01/08

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a acessar, retirar e analisar os dados dos celulares apreendidos dos presos em flagrante pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando a sede do Supremo Tribunal, Congresso e Palácio do Planalto foram vandalizados.

A autorização de Moraes vale apenas para os aparelhos apreendidos pela polícia no momento da prisão em flagrante do acusado.

A decisão atende a um pedido dos investigadores. Eles argumentaram a Moraes que o material a ser obtido pode ajudar na análise das ações penais que serão instauradas contra o grupo.

Eles também avaliaram que as informações podem servir para outras investigações sobre o mesmo caso, como em relação a financiadores, instigadores e possíveis autoridades.

“A extração de dados de telefones celulares apreendidos, ao mesmo tempo, envolve a coleta de elementos de informação potencialmente capazes de instruir as ações criminosas que forem instauradas, especialmente na medida em que possam corroborar o vínculo entre os proprietários desses objetos e os fatos cometidos no dia 8. /01/2023. Mas não só. Os dados extraídos também poderão trazer indícios para uso em processos investigativos em andamento relacionados a financiadores, instigadores e autoridades omissas”, diz o documento policial.

O ministro permitiu a medida “tendo em vista a relevância inequívoca da medida solicitada para a investigação e instrução de ações penais”.

“No caso dos autos, os requisitos estão cabalmente preenchidos, pois as provas recolhidas até ao momento revelam fortes indícios da prática de crimes por pessoas detidas em flagrante delito, sendo imprescindível a obtenção de dados telemáticos para a completa elucidação do fatos, sobretudo para evitar o desaparecimento de provas e permitir o prosseguimento da investigação em curso”, afirmou.

“Da mesma forma, a obtenção de dados armazenados na nuvem pode esclarecer as circunstâncias que cercam as ações dos presos e denunciados como forma de estimular e divulgar os atos realizados em 08/01/2023 para atentar contra a abolição do Estado Democrático de Direito de Direito”, completou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.