Visitas estão sendo realizadas para levar informações e orientações aos moradores sobre a promoção de hábitos e atitudes que ajudem no combate ao mosquito – Foto: Secom/PMM
O período de chuvas exige da população cuidados redobrados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Mossoró reforçou as medidas de prevenção das arboviroses entre a população.
Com a intensificação das chuvas em Mossoró e região, os cuidados estão sendo reforçados para evitar o aumento de casos de arboviroses.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem realizado visitas levando aos moradores informações e orientações para a promoção de hábitos e atitudes que colaborem no combate ao mosquito. O período chuvoso exige mais cuidados da população para eliminar os focos do mosquito.
A população é uma importante aliada no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Na época das chuvas há excesso de água exposta e faz com que o mosquito se prolifere cada vez mais. A atenção tem que ser redobrada para que as pessoas tenham o cuidado de manter os quintais sempre limpos e os reservatórios de água tampados”, explica Sandro Elias, diretor do Centro de Controle de Zoonoses.
“O trabalho do agente de endemias é muito importante, pois ele tem o papel de encontrar o foco e eliminá-lo. Além disso, orienta o morador a cuidar da limpeza dos imóveis para manter a população sempre vigilante”, frisou o diretor do CCZ.
Cuidado:
– Tampe os barris e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe sempre as garrafas viradas ao contrário;
– Mantenha as lixeiras bem tampadas;
– Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpar semanalmente ou encher vasos de plantas com areia;
– Limpe os potes de água dos animais com uma escova ou esponja;
– Retire a água acumulada na área de serviço, no recipiente de degelo da geladeira e na parte traseira da máquina de lavar;
– Cobrir e efetuar a manutenção periódica das zonas de piscina e hidromassagem;
– Limpar ralos e canais externos;
– Fique atento às bromélias, aloés e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe as lonas utilizadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar a formação de poças de água;
– Verifique o salão de festas, banheiros e copa.