Nesta quinta-feira, dia 16, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data criada para ampliar as discussões sobre as mudanças ambientais e seus efeitos. Em Natal, novas expectativas sobre o tema surgem com o novo Plano Diretor de Natal (PDN) e a atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que em 2021 criou o Setor de Mudanças Climáticas, Arborização e Áreas Verdes ( SMC).
O novo Plano Diretor prevê a elaboração do Plano Municipal de Mudanças Climáticas (PMMC), visando conciliar o desenvolvimento econômico e social com a proteção do sistema climático e a implementação de medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.
Para o titular da Semurb, Thiago Mesquita, o tema é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade atual, cujos impactos atingem diversas áreas de nossas vidas, sobretudo, uma série de consequências ambientais. E nessa perspectiva, para melhor atuação, foi criado o SMCA, que nasceu da união dos setores Áreas Verdes e Arborização.
Mesquita reforça que o tema já foi abordado de forma transversal em vários pontos do novo PDN, mostrando a preocupação e relevância das mudanças climáticas para a gestão da cidade. E é por isso que a existência desse setor na pasta é fundamental.
Das ações do SMCA para 2023, Mesquita diz que o foco é justamente levantar os dados que darão suporte ao PMMC. Ele também fala sobre os principais objetivos do plano de mudanças climáticas.
“Entre os objetivos estão a redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes em 50% até 2050, o fortalecimento das remoções antrópicas por sumidouros de gases de efeito estufa no território municipal e a implementação de medidas de adaptação às mudanças climáticas com a participação e colaboração da sociedade”, revela.
Ainda de acordo com o secretário, o plano também visa consolidar áreas legalmente protegidas e estimular o reflorestamento, bem como restaurar a cobertura vegetal em áreas degradadas, entre outras estratégias para garantir condições de bem-estar, qualidade de vida e equilíbrio climático na região . cidade.
ações contínuas
O setor de Mudanças Climáticas realiza diversas atividades como o Sistema de Cadastro Ambiental Urbano (CAU) do Ministério do Meio Ambiente, classificando as áreas verdes existentes no município; acompanhamento das ações de plantio do Projeto Planta Natal, indicando as áreas a serem plantadas; desenvolvimento do canal interativo com a população para informações sobre áreas verdes, entre outros.
Em 2022, o setor realizou fiscalizações em áreas passíveis de receberem projetos de requalificação, que engajaram a Usina de Natal para atingir o expressivo número de 11 mil mudas plantadas na cidade naquele ano, e que atualmente ultrapassa as 13 mil árvores.
As vistorias feitas pela equipe já identificaram e classificaram 383 áreas verdes da cidade em cinco classes: com edificações (149), parcialmente construídas (11), com área para arborização (124), parcialmente arborizadas (64) ou arborizado (35), além de duas áreas em reforma (2).
A capital do Rio Grande do Norte, por meio da Semurb, também mantém convênio com o Governos Municipais pela Sustentabilidade (ICLEI), que oferece capacitação e apoio para ações de mudanças climáticas.
eventos de mudança climática
Para aprofundar o tema, neste ano, o Natal recebe três eventos importantes. Em parceria com o ICLEI, a Prefeitura realiza o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza, que acontecerá de 12 a 15 de abril. Coordenado pela Semurb, o evento é exclusivo para inscritos e conta com a participação de 21 integrantes da região entre municípios e estados.
Na mesma semana, de 13 a 15 de abril, também acontece a 1ª Conferência Potiguar do Clima. E ainda, de 11 a 14 de abril, acontece o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que faz parte do Projeto Klimapólis, desenvolvido em São Paulo e no Rio Grande do Norte. Em todos os eventos, a Semurb estará participando das discussões.