Derrota em casa pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro — Foto: Rennê Carvalho/ABC FC
Atual campeão potiguar, classificado para a final estadual deste ano, semifinalista da Copa do Nordeste, com calendário da Série B para o resto do ano e uma partida complicada contra o Grêmio/RS para avançar para mais uma fase da Copa do Brasil. O ABC vive um 2023 em pleno. Mas os resultados das últimas partidas mostram um momento bastante delicado para o alvinegro. São três derrotas seguidas, uma na Copa do Brasil e duas na Série B. Duas delas em casa, onde até outro dia o clube vinha de uma longa invencibilidade. O que deixa claro que a meta do ano é permanecer na Série B.
Quem corrobora isso é Fernando Marchiori, técnico do Mais Querido, em entrevista após a derrota por 3 a 0 para o Vitória/BA, neste domingo, 23, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. “Ninguém quer começar assim, só que o nosso campeonato é de permanência. Sabemos que a situação seria assim, principalmente pelo nosso mérito de chegar a tantas competições”, disse o treinador.
Segundo Marchiori, a expulsão de Felipe Garcia na partida foi determinante para a derrota. “A expulsão foi predominante. Nosso primeiro tempo foi inegável, com uma postura maravilhosa, controle em todos os aspectos, em todas as ações. Não me lembro de o Simão ter trabalhado. Tivemos grandes oportunidades. É aí que eu digo que falta a diferença, a competência para fazer o gol e mudar a situação do jogo”, analisou.
O técnico também destacou a mudança tática que fez no intervalo e afirmou que o time tem muito a melhorar para atingir o objetivo de permanecer na Série B. “Mudamos no intervalo pensando em ter o Rafael, ajudando na marcação e saindo na hora tivemos a posse de bola. Ele também é bom no jogo aéreo, então acreditamos que ele pode ter uma bola parada, alguma situação disso para que possamos tentar fazer algo diferente em algum momento. Em relação a ideia não era baixar tanto [as linhas] para que pudéssemos [reagir]”, ele notou.
O próximo desafio do ABC será às 21h30 desta quinta-feira, dia 27, no jogo de volta contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, em Porto Alegre/RS. No primeiro jogo, o alvinegro foi derrotado por 2 a 0 em pleno Frasqueirão, perdeu uma longa invencibilidade e se meteu em apuros ao tentar passar pelo tricolor gaúcho. Sobre a partida, Marchiori reforçou que deve ir com o que tem de melhor, mas fez questão de ressaltar a importância de manter o foco na Série B. “Vamos para lá com o que temos. Mas nossa prioridade é a série B. É tranquilidade porque nosso campeonato não é para cair, é manutenção. E para isso vamos precisar nos esforçar, melhorar muito. A gente sabe que essa melhora vai acontecer, tem que acontecer. Mas tem muita coisa, muita tranquilidade, tenho certeza que vai dar certo e vamos conseguir atingir esse outro objetivo esse ano”, finalizou o treinador.