RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
O rei Charles me disse para cuidar da Amazônia e eu disse que precisava de ajuda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse há pouco que a primeira coisa que o rei Carlos III, hoje coroado, pediu a Lula foi que ele cuidasse da Amazônia. Em resposta, o presidente disse que precisa de ajuda. “Para cuidar da Amazônia preciso de ajuda e muitos recursos”, disse.

Lula disse que em agosto deve se reunir com outros países amazônicos para tomar uma decisão comum. “Não adianta o Brasil preservar só a nossa (floresta)”, disse o presidente, e reforçou que o Brasil cumprirá a promessa de acabar com o desmatamento até 2030. “Isso é quase uma questão de honra”.

Para isso, Lula disse que será preciso dialogar com os prefeitos, com os indígenas e com os pequenos proprietários. “O Brasil vai fazer a sua parte e queremos que outros façam”

“E os países ricos que já desmataram precisam entender que têm uma dívida na emissão de gás carbônico e, portanto, têm que adiantar os recursos para que possamos preservar nossas florestas”, cobrou.

Lula disse que o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, se comprometeu a contribuir com o Fundo Amazônia. “A Inglaterra não disse quanto vai doar, mas espero que não seja menos do que nos Estados Unidos”, disse Lula, em entrevista após participar da cerimônia.

O presidente disse ainda que está pedindo que a COP30 seja realizada no Brasil. “Aqueles que defendem a Amazônia terão a chance de participar de uma COP no coração da Amazônia.”

Lula defendeu que a biodiversidade da Amazônia seja devidamente explorada para gerar renda e criar a “indústria verde”. “Precisamos levar em conta que mais de 25 milhões de pessoas vivem do lado brasileiro e que essas pessoas querem ter acesso a bens materiais, querem comer, querem sair.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.