[OPINIÃO] Patinando nas pesquisas em Natal, BG agora será candidato de Styvenson
![[OPINIÃO] Patinando nas pesquisas em Natal, BG agora será candidato de Styvenson](https://rn24horas.com/wp-content/uploads/2023/05/OPINIAO-Patinando-nas-pesquisas-em-Natal-BG-agora-sera-candidato.png)
O fim de semana chega ao cenário político da capital potiguar com a aproximação política do comunicador Bruno Giovanni (sem partido) e do senador Styvenson Valentim, que está deixando o Podemos. Mesmo patinando nas pesquisas, BG quer ser candidato a prefeito de Natal no ano que vem. Ele ainda não escolheu partido, mas pode viabilizar o PP por meio do ex-ministro Fábio Faria, também entusiasta da candidatura.
No ano passado, Styvenson Valentim concorreu ao Governo do Estado e ficou em terceiro lugar em Natal. Ele foi votado por 93 mil natalenses e alcançou 23% nas urnas. Já o BG é uma das referências em jornalismo e comunicação, com promissor potencial eleitoral. Sua presença inegavelmente muda o cenário político da capital potiguar.
Os passos dados por BG e Styvenson em Natal podem dar uma cara nova ao cenário político e devem render novos números nas próximas pesquisas de opinião pública sobre a sucessão do prefeito de Natal. Na última rodada do Exatus/Agora RN, Bruno Giovanni foi cotado a 0,95%. Quando o item foi rejeição, a BG atingiu 1,52%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril, com 1.052 respondentes. A margem de erro foi de mais ou menos 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
QUALIFICAÇÃO
O senador Styvenson Valentim está realizando uma pesquisa qualitativa que encomendou sobre a capital do Rio Grande do Norte e cenários para prefeito no ano que vem. Em 2018, o “capitão da Lei Seca” entrou na política defendendo uma nova política. Ele foi eleito. Mas em 2022 amarga um terceiro lugar para governador, tentando implementar as mesmas estratégias e criticando muitos prefeitos e políticos. Agora, ele mudou radicalmente e tenta se tornar o “queridinho da classe política”. Styvenson conversou com o prefeito Babá Pereira (São Tomé), ex-presidente da Femurn, que vem articulando prefeitos de oposição aos governos de Fátima e Lula.
SEGURO
O prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinhos, pretende deixar o PSB. Ele foi recebido ontem pelo ex-senador José Agripino Maia, na TV Tropical. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), apoiado pelo prefeito do Serido, também acompanhou a conversa. Agripino vem prometendo a todos um fundo partidário. Mas, com as candidaturas de Paulinho (Natal), Allyson (Mossoró) e Kátia Pires ou Salatiel de Souza (Parnamirim) e suas grandes despesas de campanha, sobrará alguma coisa para o interior? A União não tem mais esse cofre inteiro
QUIETO
O deputado federal João Maia pegou a estrada ontem vindo do Agreste Potiguar. Depois de conversar com o velho amigo Valdemar da Costa Neto, ele está mais tranquilo em relação ao Partido Liberal. João garantiu à prefeita Nira e ao marido dela, o ex-prefeito Júnior Rocha, que não deixará o comando do PL potiguar. O deputado entregou mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares e pediu a permanência do prefeito Nira no PL.
VALOR
O Diário Oficial da União (DOU) de ontem trouxe a nomeação do novo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do RN, Getúlio Batista. A indicação é do vice-governador Walter Alves (MDB) e teve o aval da governadora Fátima Bezerra (PT). Em 2022, Getúlio não deixou o PTB se aliar à oposição.
VACINA
A senadora Zenaide Maia (PSD) destacou o lançamento da Frente Parlamentar da Vacina, criada no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Daniel Soranz (PSD-RJ). O objetivo é colocar em pauta temas fundamentais para a saúde da população, como a recuperação da alta cobertura vacinal que o país já teve e o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis.
FECAM
No dia 19 de maio, o vereador Wolney França (Parnamirim) assumirá o comando da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN). A solenidade promete reunir os 167 presidentes dos Poderes Legislativos municipais. A bancada federal e os deputados estaduais estão sendo convidados. O auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, será o palco do evento.
TURBILÃO
A operação da PF é a prova mais contundente até agora de que Jair Bolsonaro enfrentará um enorme desafio para manter seus direitos políticos e liberdade. A nova frente no cerco judicial ao capitão está investigando se uma “associação criminosa” fraudou os cartões de vacinação de Bolsonaro, da filha caçula e de alguns de seus assessores com o objetivo de incluir em registros oficiais a informação de que eles tomaram a vacina contra a Covid-19. 19.
CELULAR
O ex-presidente Bolsonaro também teve o celular apreendido – e é aí que está a principal aposta para esclarecer uma série de suspeitas. Bolsonaro é um usuário contumaz de celular, principalmente para trocar mensagens. Com o celular, Bolsonaro dava ordens a subordinados, orientava apoiadores e alimentava suas milícias digitais. Os investigadores esperam encontrar no dispositivo do ex-presidente evidências para as múltiplas investigações que o cercam.
MESMA FALA
Assim como aconteceu com Lula no auge da Operação Lava-Jato, Bolsonaro espera convencer a sociedade de que é vítima de uma perseguição judicial movida por um juiz — no caso, o ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele também espera que esta situação leve seus seguidores mais fiéis a se manifestarem contra a suposta perseguição, o que pode servir como um instrumento de pressão para acabar com o cerco judicial.
LEILÃO
O leilão do antigo hotel Parque da Costeira, em Natal, está confirmado para segunda-feira, dia 8. Na manhã de ontem, foi proferida decisão da juíza Maria Auxiliadora Rodrigues, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), que suspendeu o leilão. Mas, à noite, ela voltou atrás e revogou a própria liminar. O Parque da Costeira possui área total de terreno de 25.600 m², área total construída de 13.900 m² e está avaliado em R$ 139,2 milhões.