RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Paola Reis garante ao Brasil vaga olímpica no ciclismo BMX feminino

O Brasil chegou às 21 vagas confirmadas nas Olimpíadas de Paris, em quatro modalidades. A mais recente conquista veio neste sábado (20), graças à medalha de ouro de Paola Reis no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo BMX, disputado em Riobamba (Equador), que garantiu ao país uma vaga na prova feminina nos jogos da capital francesa , Próximo ano.

A baiana de 23 anos foi acompanhada no pódio por Priscilla Stevaux, medalhista de bronze paulista. Silver foi para a canadense Molly Simpson. Maitê Naves, também paulista, encerrou a prova em nono lugar.

“É muito gratificante ser campeão pan-americano em um ano pré-olímpico, com todos os atletas tentando somar pontos na classificação mundo e também em busca da tão sonhada vaga olímpica. Estou muito feliz pelo resultado e por ter conseguido garantir a participação do BMX feminino brasileiro em Paris 2024″, comemorou Paola, em depoimento reproduzido no site da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A vaga conquistada pela baiana é do país, não do ciclista. Além disso, o primeiro critério de classificação olímpica é a classificação mundial por nações, que se encerra em 2 de junho de 2024. Os dez primeiros colocados garantem vagas nos jogos. O Brasil é atualmente o sétimo no BMX feminino, o que já garantiria uma atleta brasileira em Paris. Nesse caso, a vaga obtida no Pan não será considerada extra.

Entre os homens, o Brasil ficou fora do pódio em Riobamba, com Pedro Queiroz a obter o melhor resultado, com o nono lugar, seguido de Guilherme Ribeiro, enquanto Bruno Cogo terminou a prova no 12.º lugar. A vitória foi do americano Larsen Kamren, com os colombianos Carlos Alberto e Angel Santiago levando, respectivamente, prata e bronze. O país ocupa o nono lugar no classificação BMX masculino olímpico e teria direito a uma vaga em Paris se a lista fechasse hoje.

Além do BMX feminino, o Brasil garantiu em Paris uma vaga no futebol feminino (18 vagas), no tiro (uma) e no surfe (uma, que pertence a Tatiana Weston-Webb). Há ainda dois atletas com índice para representar o país no atletismo: Daniel Nascimento (maratona) e Caio Bonfim (caminhada atlética). Nos Jogos de 2021, foram 302 brasileiros competindo em Tóquio, que voltaram dos Jogos da capital japonesa com 21 medalhas (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.