Passageira abre porta durante voo, causa pânico e é presa na Coreia do Sul

A aeronave pousou com a porta aberta, causando pânico entre os cerca de 200 passageiros. Créditos: imagem nas redes sociais
Um homem abriu a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines pouco antes da aeronave pousar, nesta sexta-feira, 26, causando pânico entre os passageiros, e acabou detido na Coreia do Sul.
A aterrissagem ocorreu com segurança, embora nove pessoas, todas adolescentes, tenham sido hospitalizadas após pousar no Aeroporto Internacional de Daegu, a 240 quilômetros da capital Seul.
O avião estava a 200 metros do solo, segundo um porta-voz da companhia aérea, quando um homem sentado perto da saída de emergência abriu a tampa e puxou a alavanca para abrir a porta.
Um passageiro não identificado disse à agência de notícias Yonhap que as pessoas perto da porta pareciam ter desmaiado com o movimento. “Achei que o avião ia explodir.”
Alguns viajantes tiveram dificuldades respiratórias depois de abrir a porta, mas ninguém ficou gravemente ferido. “[Abrir a porta de emergência] é particularmente perigoso durante o pouso e a decolagem.
Alguém da tripulação deveria ter parado aquele passageiro”, disse Sohn Myong-hwan, professor do departamento de manutenção da aviação da Universidade Sehan, na Coreia do Sul.
O Airbus A321-200 partiu da Ilha de Jeju com 200 passageiros. Após o incidente, as fotos mostraram a porta de emergência aberta perto da asa esquerda e uma rampa de escape aberta arrancada dela.
O Ministério dos Transportes disse em comunicado que a polícia prendeu o homem que abriu a porta e está investigando se houve violações das leis de segurança da aviação. Além disso, as autoridades estão investigando se a Asiana Airlines seguiu os protocolos para monitorar as saídas de emergência da aeronave.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)