RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Perdido, Styvenson não sabe se concorre a Governo ou Prefeitura em 2024

Senador Styvenson Valentim (ainda no Podemos) em sessão do Senado Federal – Foto: Marcos Oliveira / Senado

Eleito senador em 2018 apenas com uma chapa e sem usar tempo de TV e fundo eleitoral, Styvenson Valentim (hoje no Podemos) tentou repetir a fórmula em 2022, mas não teve sucesso. Ele ficou em terceiro lugar na disputa pelo Governo do Estado, atrás até mesmo de Fábio Dantas (Solidariedade), que foi escolhido como candidato de última hora da oposição.

A derrota gerou mudanças em Styvenson. Logo após a eleição, o senador decidiu que mudaria seu estilo político. Chegou a anunciar que vai concorrer a governador na próxima eleição, com quatro anos de antecedência. Ele também disse que, nas próximas eleições, usará “todas as armas”, em referência aos recursos públicos e ao tempo de TV.

“Quero concorrer ao governo. E terei mudanças de comportamento. Vou usar tempo de TV, tempo de rádio, começar a fazer propaganda parlamentar. Eu sempre devolvo o dinheiro. Mas devolver dinheiro ao governo? Vou usar todas as armas que os outros usam”, declarou o senador em entrevista à 98 FM.

Mais recentemente, porém, desistiu e deixou todas as possibilidades em aberto, sem revelar se será candidato a prefeito de Natal, a governador do RN ou se será candidato à reeleição ao Senado. Ele apenas acrescenta que, seja no governo ou na prefeitura, sua intenção é mudar a realidade do Rio Grande do Norte.

Nas últimas semanas, seu nome tem sido veiculado pela Prefeitura de Natal. E ainda foi fotografado em encontro com o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), que articula candidatura a prefeito. Os dois demonstraram harmonia de projetos, como se Styvenson também fosse participar da eleição de 2024, em Natal.

Movimentos recentes levantaram dúvidas sobre as reais intenções de Styvenson. Afinal, ele pretendia ser candidato a prefeito de Natal ou a governador? E, se você está negociando uma filiação com a União Brasil, o que acha da pré-candidatura do partido, com o deputado federal Paulinho Freire?

Se antigamente o discurso do senador mostrava certa insatisfação com a vida pública, chegando a chamar o Senado de “chiqueiro” e afirmar que o local não era “lugar de gente”, hoje a história é outra. O parlamentar tem mostrado que quer continuar na política, mas tem opções pela frente que o deixam indeciso sobre o próximo passo a ser dado.

A primeira pendência que ele tem que resolver é em relação à mudança de partido. Insatisfeito com o Podemos, ele já teve duas conversas com o ex-senador José Agripino, presidente do União Brasil no RN, mas ainda não confirmou se irá para a sigla. Ele já disse que conversou também com PL, PP, PSDB e Novo.

Apesar da indecisão do senador, seu nome tem sido mencionado em pesquisas eleitorais espontâneas – quando os nomes não são apresentados aos entrevistados. Na pesquisa do INSTITUTO EXATUS divulgada em abril, encomendada pelo Agora RN, 0,4% responderam que votariam em Styvenson para prefeito de Natal em 2024.

O Agora RN voltou a questionar o senador se ele já havia decidido sobre o futuro político, mas ele não respondeu aos contatos.

A assessoria do senador, que é paga com dinheiro público, nem responde às mensagens que têm sido enviadas ultimamente pela equipe de reportagem.

Mesmo diante da indecisão do senador, o INSTITUTO EXATUS/AGORA RN divulgará nos próximos dias uma nova pesquisa eleitoral para apurar a intenção de voto dos natalenses para prefeito de Natal nas eleições de 2024. Esta será a terceira enquete lançada pelo grupo, tendo como base o cenário eleitoral para a capital potiguar.

Apesar dos recursos, o instituto informou ao Agora RN que Styvenson ainda não respondeu se é pré-candidato a prefeito, confirmação necessária para que seu nome seja incluído na pesquisa estimulada, modalidade na qual os nomes que pretendem ser colocados na enquete são apresentados aos entrevistados. disputa pelo executivo da capital no ano que vem.

Indeciso, Valentim segue conversando com atores políticos locais. Um dos diálogos recentes do parlamentar foi com o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), que é um dos pré-candidatos a prefeito de Natal no ano que vem. Eles divulgaram uma foto de um aperto de mão entre eles, como se estivessem fechando algum tipo de acordo.

Na última rodada do Exatus/Agora RN (estimulada), Bruno Giovanni foi citado por 0,95% dos entrevistados, percentual superior ao do próprio senador, que teve 0,4% no espontâneo. Em termos de rejeição, BG atingiu 1,52%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril, com 1.052 respondentes. A margem de erro foi de mais ou menos 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.