Petrobras apresenta novo pedido de licenciamento para explorar petróleo na foz do Amazonas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, durante o anúncio da nova política de preços de combustíveis / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quinta-feira, 25, que a empresa apresentou novo pedido de licença para explorar jazidas de petróleo na foz do rio Amazonas, a 500 quilômetros da costa do Amapá. “Acabamos de reapresentar o pedido de retomada do processo de licenciamento da perfuração do poço Morpho 1-APS-57, no setor Amapá Águas Profundas”, disse o presidente.
Prates postou em suas redes sociais uma série de questões técnicas apontadas pela Petrobras para reiterar o pedido de licenciamento. Entre eles, o presidente afirma que a empresa “contratou uma sonda marítima – que foi posicionada no ponto de perfuração aguardando o processo de licenciamento”.
O primeiro pedido feito pela empresa foi negado pelo Ibama, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente de Marina Silva. Como mostrado o Estadão/Broadcasthouve um embate com a Minas e Energia, pasta de Alexandre Silveira, que declarou ver um “pseudo-risco” nos entraves à exploração de petróleo pretendidos pela Petrobras”.