PF e Receita Federal investigam esquema de extração e comercialização irregular de minérios no RN

A ação acontece simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba – Foto: PF
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) lançaram a Operação Cordyceps na manhã desta quarta-feira, 17, com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de minérios, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação acontece simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
25 policiais federais e 8 auditores fiscais cumprem 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Federal de Justiça/RN, nas cidades de Parelhas/RN, Junco do Seridó/PB e Campina Grande/PB.
A operação apura indícios encontrados em investigações sobre a extração e aquisição de minérios sem autorização legal, por pequenos produtores locais, que, após o beneficiamento, são vendidos para empresas nacionais e estrangeiras.
As vistorias também buscam a comprovação de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular de minérios adquiridos em pequenas propriedades, além de crime ambiental, pela extração ocorrer sem autorização dos órgãos competentes.
O nome da operação Cordyceps refere-se a um fungo que toma conta de alguns insetos e os faz agir em seu interesse, uma alusão ao fato de que os investigados utilizam pequenos produtores para exploração irregular de minérios.