A Polícia Civil lançou nesta terça-feira, 11, a 27ª fase da Operação “Parabellum”, cujo objetivo é atrapalhar a atuação de grupos criminosos em Macaíba e outras cidades da região. Especificamente, a operação visava prender Francicleibe Justino do Nascimento, também conhecido como “Rei dos Cocos”, líder de uma facção criminosa em Macaíba e Bom Jesus.
Apontado como chefe de uma organização criminosa que atuava em Bom Jesus, e responsável pelos atentados perpetrados neste município, o “Rei dos Cocos” tinha contra ele um mandado de prisão, por fazer parte de uma organização criminosa, e cumpria pena de prisão oito anos de prisão, por furto, monitorado por aparelho eletrônico, que foi quebrado em janeiro deste ano.
Anteriormente, Francicleibe Justino conseguiu escapar do cerco das forças de segurança, que tentaram capturá-lo na Operação “Sentinela”. Em outra ocasião, ainda em março, ele atenta contra a vida de policiais civis em Macaíba. Segundo as investigações, o suspeito estaria escondido com Herculano Ribeiro da Silva Neto, 34 anos, também conhecido como “Herquinho”. Ele está sendo investigado por fazer parte da mesma organização criminosa, sendo também suspeito de diversos crimes cometidos nos municípios de Macaíba e Bom Jesus, principalmente roubos.
Os dois foram presos na Lagoa do Sítio 2, na zona rural de Macaíba. Em posse de Herculano Ribeiro foram encontradas drogas, sendo ele preso por associação criminosa armada e favorecimento pessoal. Uenia Alessandra da Silva Xavier, 23 anos, esposa de Francicleibe Justino, também foi presa no local. O casal foi preso em flagrante e autuado por associação criminosa, receptação, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Com eles foram encontradas duas pistolas calibre .380, munições do mesmo calibre e maconha. Durante a abordagem policial, Francicleibe Justino e Uenia Alessandra usaram o filho de quatro anos como escudo, e por isso também foram autuados por submeterem a criança a constrangimento.
Os três suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A operação “Parabellum” foi coordenada pela 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba). Seu nome faz referência ao provérbio latino “si vis pacem, para bellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as diversas ações policiais de combate às organizações criminosas que têm atuado em Macaíba.