RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Potiguar de 7 anos é campeão brasileiro de xadrez

Pequeno Benjamim, de sete anos, foi o campeão do Campeonato Brasileiro de Xadrez na categoria Sub-8 / Foto: divulgação

O destaque do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Xadrez (Fenac & Fenaj 2023), realizado em Natal, de 3 a 7 de maio, foi Benjamim Guedes Morais, da categoria Sub-8, que sagrou-se campeão do Brasil na categoria rápido- ritmado e o segundo melhor do país nos estilos blitz e clássico. A conquista valeu a classificação para a Copa do Mundo, no Egito, em outubro deste ano.

Outros potiguares também se destacaram no maior evento nacional das categorias juvenis. O heptacampeão Theo Magalhães conquistou a medalha de prata no ritmo acelerado, na categoria Sub-12, enquanto seu irmão Enzon foi o terceiro melhor do Brasil, na mesma modalidade, apenas na categoria Sub-16. O RN teve ainda Otávio Rocha Oliveira conquistando a medalha de bronze no ritmo blitz, no Sub-6, e o terceiro lugar de Giovanni Tavares, no rápido, Sub-16, terminando com a medalha de bronze de José Carlos da Silva Santos, no rápido, Sub-20.

A Festa Nacional da Criança (FENAC) e a Festa Nacional da Juventude e Juventude (FENAJ), envolvendo as categorias Sub-6 a Sub-20, foi realizada pela segunda vez em Natal/RN e registrou um aumento significativo no número de participantes, reunindo mais de 300 enxadristas de 21 estados na capital potiguar. “O evento foi excelente, o número de inscritos cresceu 30% em relação a 2022 e só tivemos críticas positivas e boas sugestões para a edição do ano que vem”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.

Os campeões Sub-8, Sub-10 e Sub-12 estão classificados para o Mundial no Egito. Os vencedores Sub-14, Sub-16 e Sub-18 se classificaram para a Copa do Mundo na Itália. E os campeões da categoria sub-20 no Mundial do México.

Destaque potiguar comemora levantando a taça do Campeonato Brasileiro / Foto: divulgação

CAMPEONATO BRASILEIRO. O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), organizado pela Federação de Xadrez do Norte do Rio Grande, caracterizou-se pela distribuição de medalhas de ouro entre as cinco regiões do Brasil.

No Nordeste, os destaques femininos foram Helena Hiramine, pernambucana, com ouro nas blitz Sub-6 e ritmo acelerado, e Luyse Acioli, alagoana, ouro nas blitz Sub-16. No absoluto, o alagoano Marcos Maia conquistou o ouro nas blitz, na categoria Sub-6, enquanto Benjamim Guedes Morais, do Rio Grande do Norte, conquistou o ouro nas rápidas, na categoria Sub-8. O Maranhão também teve campeão, com Henrique Haiashi, conquistando o ouro na categoria Sub-8 blitz. Pela Paraíba, Artur Tin Lun Dai conquistou o ouro no ritmo clássico, na categoria Sub-16, fechando com Joahaby Batista Brasil, do Ceará, que venceu a disputa do ritmo clássico, Sub-20.l

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.