BG e Styvenson. Foto: reprodução
Os chamados pré-candidatos de direita a prefeito de Natal não têm conseguido bons resultados nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo INSTITUTO EXATUS/AGORA RN em 2023. Embora ainda falte um ano e cinco meses para o Nas eleições municipais, o processo eleitoral dos pré-candidatos é visto como importante para o estabelecimento de acordos para possíveis candidaturas, bem como para a organização de indicações e acompanhamento do desempenho dos pré-candidatos junto à população.
No primeiro levantamento divulgado pelo Agora RN em 2023, em 31 de janeiro, o primeiro nome de direita que apareceu na lista foi o do policial aposentado Wendel Lagartixa, que ficou em quinto lugar, sendo lembrado por 4,47% dos entrevistados na ocasião . .
O PM foi eleito o deputado estadual mais votado da história do RN, com 88.262 votos, mas não tomou posse após ter seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Abaixo do PM na lista apareceu o nome do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 2,82%. Paulinho vem tentando viabilizar sua pré-candidatura e busca o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Álvaro Dias, que não pode ser candidato à reeleição no ano que vem, tem feito mistério sobre o nome que deve apoiar para ser seu sucessor no ano que vem.
Também com perfil de direita, o comunicador Bruno Giovanni (BG) obteve 1,26% das intenções de voto na mesma pesquisa. A pesquisa entrevistou 1.030 pessoas pessoalmente nos dias 27 e 28 de janeiro. A margem de erro foi de mais ou menos 3 pontos percentuais a um nível de confiança de 95%.
Os nomes que encabeçaram a lista na ocasião foram o “candidato Álvaro Dias” (22,82%), o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 17,18% e a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%. Em quarto lugar ficou o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 5,24%.
Na segunda pesquisa realizada pelo INSTITUTO EXATUS/AGORA RN, em abril último, o desempenho dos nomes da direita continuou em queda. Dentre todos os pré-candidatos apresentados na pesquisa estimulada, o mais bem colocado foi Paulinho Freire, lembrado por 3,71% dos entrevistados.
Embora faça parte da União Brasil, partido que teve três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulinho diz ser contrário ao governo petista na esfera federal.
Ainda em relação à pesquisa divulgada em abril, outros dois nomes com perfil de direita citados foram o comunicador Bruno Giovanni (0,95%) e o vereador do PSDB Kleber Fernandes (0,67%).
Os mais bem colocados nesse inquérito foram Carlos Eduardo (23,19%), “candidato de Álvaro Dias (17,11%) e Natália Bonavides (9,22%). A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril de 2023, com 1.052 respondentes. A margem de erro foi de mais ou menos 3% a um nível de confiança de 95%.
O mais recente levantamento realizado pela EXATUS a pedido do Agora RN foi divulgado na última quarta-feira, dia 24.
Mais uma vez, os pré-candidatos à direita não tiveram bons resultados, mas tiveram um leve aumento em relação às duas primeiras pesquisas.
Nesta última enquete, o pré-candidato de direita mais citado pelos natalenses foi o senador Styvenson Valentim (Podemos), que foi o quarto mais lembrado, com 7,71%. Crítico dos governos do PT nos níveis nacional e estadual, o parlamentar tem posições claras a favor da direita, mas não tão claras quando se trata de eleições.
Em entrevistas recentes concedidas por Valentim, ele não descartou concorrer a prefeito de Natal no próximo ano, embora também tenha dito que quer se candidatar novamente a governador do RN, como fez em 2022, quando a disputa terminou em terceiro lugar, atrás da governadora Fátima Bezerra (PT) e do ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD).
Diante da derrota do ano passado, Styvenson abandonou o discurso de suposta imoralidade no uso do dinheiro público em campanhas eleitorais e tem dito repetidamente que vai “lutar com todas as armas” que outros políticos usam.
Ainda no levantamento divulgado em maio, o nome de Paulinho Freire, com 4,57%, veio depois de Styvenson. Mais abaixo (na 9ª colocação), o general bolsonarista Girão foi citado por 1,43%, apesar de ter lançado sua pré-candidatura apenas no fim de semana anterior à divulgação da pesquisa.
Nome mais ligado à direita até agora, Girão tentará ser o “candidato de Bolsonaro” em Natal, aproveitando o eleitorado do ex-presidente na capital potiguar. Ele também espera o apoio do prefeito Álvaro Dias e chega a dizer que a união entre eles é “essencial” para a concretização de sua candidatura a prefeito em 2024.
O comunicador Bruno Giovanni foi citado em 10º lugar no levantamento de maio, abaixo de General Girão. Foram entrevistadas 1.050 pessoas em todas as regiões administrativas da capital potiguar. A margem de erro foi de mais ou menos 3% com nível de confiança de 95%.