O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Foto: Divulgação/PMM
A formação básica dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma etapa fundamental para garantir um atendimento de qualidade e humanizado aos usuários da rede socioassistencial. Nesse sentido, a Prefeitura de Mossoró promoveu nesta quinta-feira (16) um treinamento onde mostra a importância do acolhimento como porta de entrada para os serviços e programas oferecidos pelo SUAS. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
O acolhimento é o primeiro contato que o usuário tem com a rede socioassistencial, e é por meio desse atendimento que ele será direcionado aos serviços e programas que melhor atendam às suas necessidades. É papel do profissional responsável pelo acolhimento ou Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) realizar uma escuta qualificada, acolhedora e empática, identificando as demandas e necessidades do usuário e encaminhando-o para o atendimento mais adequado.
“Esta formação visa dotar os nossos servidores da formação que é essencial como porta de entrada para o serviço de assistência. Ter um bom acolhimento e um bom atendimento é fundamental. Muitas vezes os cidadãos vêm em busca de soluções para seus problemas cotidianos e precisam ser bem recebidos, por isso a SEMASC está disponibilizando esta capacitação e ela será permanente, para que possamos dotar nossos colaboradores dos meios necessários para prestar um serviço de excelência em equipamentos socioassistenciais”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio.
A capacitação também é fundamental para que o profissional responsável pelo acolhimento tenha uma formação básica que abranja conhecimentos teóricos e práticos sobre assistência social e SUAS, além de habilidades como comunicação efetiva, empatia, escuta ativa e acolhimento. Essas competências são essenciais para promover um atendimento humanizado e eficiente, que permita ao usuário sentir-se acolhido e amparado em suas necessidades.
“Pensamos em oferecer essa capacitação aos nossos recepcionistas da proteção social básica, por entender que eles são o primeiro contato dos usuários na rede de assistência social do município. No primeiro momento estamos mostrando para a rede, a importância desses profissionais no SUAS para que ele entenda sua fala e espaço de trabalho, no segundo momento adentramos com as técnicas de atendimento, acolhimento e outras”, disse a gerente de Proteção Social Básica , Marwyla Lima.
No que diz respeito aos conteúdos ministrados, destacam-se temas como ética e cidadania, direitos sociais, políticas públicas de assistência social, gestão e planejamento de serviços e acolhimento e atendimento ao público.
“Toda essa formação tem sido muito especial, precisamos prestar um bom atendimento à comunidade e conseguir transmitir todo o nosso trabalho de acolhimento. Portanto, esse treinamento veio na hora certa”, comentou a recepcionista Ediesse Sousa.