A Rua João Pessoa é uma das ruas mais tradicionais do centro de Natal; Serviços estruturais começam nos próximos dias — Foto: Alex Régis/prefeitura de natal
As ações da Prefeitura de Natal para a revitalização do centro da cidade avançarão para uma nova etapa. Desta vez, com serviços de requalificação na Rua João Pessoa, uma das mais tradicionais da região. Em um projeto ousado, a Prefeitura vai reestruturar a via, dotando-a de melhor acessibilidade para pedestres, arborização e modernos conceitos de convivência. Os serviços já começaram com os preparativos estruturais e seguirão adiante nos próximos dias (veja abaixo mais informações).
A obra é a mais recente da série de melhorias que a gestão municipal vem realizando na região nos últimos anos, favorecendo os aspectos sociais e econômicos do Centro. “Estamos recuperando e reocupando o Centro de Natal, dentro do compromisso que assumimos com toda a cidade, pois entendemos que a região tem um enorme potencial econômico, turístico, histórico e social, pois reúne diversos empreendimentos, centros culturais e gera um muito
Todos os trabalhos. Estamos trabalhando muito para que a Cidade Alta recupere seu protagonismo”, destaca o prefeito Álvaro Dias.
Dentre as iniciativas em prol do Centro, uma das mais emblemáticas foi a revitalização do Beco da Lama. Tradicional ponto da boemia natalina, o local teve as calçadas niveladas e recebeu piso intertravado, drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas e elétricas, iluminação em LED e toda a fiação subterrânea. Na parte artística, o graffiti está sendo renovado com 17 artistas do Rio Grande do Norte selecionados por meio de seleção pública.
No mesmo contexto, a Prefeitura deu uma nova cara ao Espaço Cultural Ruy Pereira. A área passou por substituição do novo pavimento, tratamento de drenagem e esgoto, iluminação subterrânea, mudança da entrada da Avenida Princesa Isabel e instalação de palco permanente para apresentações artísticas e aplicação de cobertura termoacústica. Além disso, painéis de grafite foram instalados nas paredes do espaço.
Novas calçadas. A Avenida Rio Branco, corredor de mobilidade que corta o bairro, também passou por reestruturação. As calçadas da estrada foram reconstruídas. Na obra foram utilizadas placas pré-moldadas de concreto de alto desempenho, material utilizado em todo o mundo que garante uma caminhada segura para todos os pedestres. O projeto também incluiu a colocação de móveis, como bancos e lixeiras, o replantio de árvores ao longo da avenida, além da instalação de ciclovias e novos estacionamentos para quem for fazer compras ou trabalhar.
Recuperação de rua. Da mesma forma, a Prefeitura realizou um amplo programa de recuperação asfáltica nas ruas do Centro Histórico. A Rua Santo Antônio foi repavimentada em toda a sua extensão, desde a altura da sede da Cosern até a Sé Velha de Nossa Senhora da Apresentação; Rua Ulisses Caldas (trecho largo da Av. Câmara Cascudo com a Av. Marechal Deodoro da Fonseca), Av. Rio Branco (trecho entre a Rua Silveira Barreto e a Av. Gustavo Cordeiro de Farias), Av. Deodoro da Fonseca (trecho entre Rua Meira e Sá e Av. Gustavo Cordeiro de Farias) e Rua Dom Pedro I (trecho entre Rua Padre João Manoel e Av. Junqueira Aires). Esse lote de ruas e avenidas foi recuperado com recursos provenientes de infrações de trânsito.
“Todas essas ações demonstram o olhar especial que nossa gestão tem com o Centro Histórico. Não vamos parar por aí. Agora vamos dar continuidade ao projeto da rua João Pessoa, para que a região volte a se reconstruir e se desenvolver”, finalizou o prefeito.
O projeto de revitalização da Rua João Pessoa segue o modelo de integração entre os órgãos municipais. As primeiras intervenções no local estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O canteiro de obras já foi montado e os trabalhadores já iniciaram os trabalhos no trecho que vai da Avenida Rio Branco à Rua Princesa Isabel. Em seguida, os serviços chegarão à Rua Felipe Camarão e posteriormente à Avenida Deodoro. O investimento para todo o projeto é de R$ 25 milhões.
“A rua João Pessoa será uma das mais bonitas da nossa cidade. O Centro Histórico de Natal está recebendo a valorização que merece da Prefeitura, e terá ainda mais. Vamos trabalhar para que a região volte a crescer e se desenvolver”, destaca o prefeito Álvaro Dias.
A partir da próxima segunda-feira (15), a Rua João Pessoa já precisará ser bloqueada, para que as obras possam avançar. Todo o cabeamento de telecomunicações será subterrâneo. A rua ganhará áreas de convivência, com vários caramanchões – uma cobertura arborizada que serve de abrigo, lugar de descanso e contemplação.
Além disso, a via será arborizada, tendo em vista que Natal é uma cidade com altas temperaturas. A proposta pretende tornar o espaço instagramável, conceito que engloba atividades já vivenciadas por alguém e postadas nas redes sociais, com o objetivo de gerar experiência e render boas fotos aos visitantes.
A Praça Padre João Maria será reformada. A Prefeitura já solicitou as licenças junto ao IPHAN, uma vez que o local é tombado pelo Patrimônio da União. No local, além de criar novos espaços de contemplação e descanso por meio da inserção de mobiliário urbano, vegetação e iluminação, o projeto também prevê a criação de um espaço lúdico para descanso e brincadeiras das crianças.