Políticas públicas incluem abrigo, assistência à saúde e outras ações / Foto: reprodução
Em 2022, o Brasil tinha 281 mil pessoas em situação de rua – o que representa um aumento de 38% em relação aos dados de 2019, após a pandemia de Covid-19, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 13 de fevereiro deste ano. No Rio Grande do Norte, 2.200 pessoas vivem nas ruas.
Em Parnamirim, no último cadastro da Prefeitura, havia 250 pessoas em situação de rua e a Secretaria de Assistência Social, juntamente com outras secretarias parceiras, desenvolve um trabalho em prol dessa população. As políticas públicas voltadas para esse público incluem atendimentos no Albergue Noturno, Centro Pop e Consultório na Rua.
Para o coordenador do Night Hostel, Antônio Magnos, a Prefeitura faz um trabalho diferenciado no hostel que funciona desde 2013, e que este ano a meta é transformar o hostel com atendimento 24 horas. Hoje, o local funciona na Rua Suboficial Farias 265, bairro Monte Castelo, das 17h às 8h, com toda uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e cuidadores, mantendo um trabalho bastante diversificado com diversas atividades dentro do município. .
Este ano, o albergue pretende desenvolver um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, implantando uma sala de aula no prédio, e também desenvolver trabalhos com as Secretarias de Cultura e Turismo e com outras secretarias, mantendo parcerias para atender a demanda desse público na cidade de Parnamirim. “As pessoas sempre recebem um kit de higiene pessoal, fazem três refeições, saem de manhã depois do café da manhã”, disse o coordenador Antônio Magnos.
Outro equipamento da Secretaria de Assistência Social é o Pop Center, que fica na Rua Sargento Noberto Marques, 220, centro da cidade. A coordenadora Gorethe Santana disse que o Pop Center funciona das 8h às 17h, e que também conta com uma equipe técnica. “Atendemos cerca de 30 moradores de rua por dia, mas já alcançamos muito mais. Trabalhamos a parte psicossocial, oferecemos três refeições diárias, recebemos essas pessoas o dia inteiro, fazendo atividades e oficinas”, disse ela.
A Secretaria de Rua, implantada na gestão do prefeito Rosano Taveira em 2017, atua por meio das secretarias de Assistência Social e Saúde, prestando atendimento básico a essa população com o objetivo de ampliar o acesso à saúde. Segundo Isabelle Albuquerque, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, o trabalho da equipe do Consultório na Rua visa fazer a ponte entre a população em situação de rua e as unidades de saúde do município, garantindo assim o direito constitucional que é o acesso à saúde