Instituições parceiras serão responsáveis pela castração de cães e gatos (machos e fêmeas) dos animais – Foto: José Aldenir/ Agora RN
A Prefeitura de Parnamirim vai instituir a campanha “Veterinário no Bairro”. O projeto, cuja lei já foi encaminhada para votação na Câmara Municipal, visa o controle populacional de cães e gatos. Após aprovação na casa legislativa, o documento será sancionado pelo prefeito Rosano Taveira.
A campanha será realizada, por meio de convênio com associações, ONGs de proteção aos animais e entidades que realizam atendimento veterinário instaladas no município e credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad).
As instituições parceiras serão responsáveis pela castração de caninos e felinos (machos e fêmeas) de animais errantes e também da população de baixa renda. O serviço, realizado gratuitamente, percorrerá cada bairro da cidade, conforme cronograma a ser definido pelo Poder Executivo.
O cadastramento das instituições parceiras será feito pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, bem como da população de baixa renda com animais aptos à castração.
Como forma de conscientizar a população sobre a importância da posse responsável dos animais, a Prefeitura de Parnamirim também desenvolverá uma campanha educativa com distribuição de materiais informativos.