O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou esta manhã em Lisboa para uma visita oficial ao país. É a primeira viagem do presidente à Europa desde o início de seu terceiro mandato.
Os compromissos oficiais começam amanhã (22), quando o presidente participará da cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, dentro do mosteiro. Em seguida, Lula tem encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, haverá almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro Antônio Costa e, à tarde, acontecerá no Centro Cultural de Belém a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, com a assinatura de acordos bilaterais. Inicialmente, os dois chefes de governo têm um encontro privado, seguido de uma reunião plenária com as duas delegações.
Segundo o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias com o governo português, incluindo um memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com vários ministérios do governo português.
Desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro deste ano, Lula fez viagens oficiais à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.