RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Primeiro-ministro espanhol pede ‘tolerância zero’ contra o racismo na Espanha

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, usou suas redes sociais para reforçar a campanha de combate ao racismo nesta segunda-feira, após os episódios de domingo, em que o brasileiro Vinícius Júnior foi novamente alvo de atos racistas em partida contra o Real Madrid, pelos espanhóis Campeonato. O líder político defendeu o uso da tolerância zero para tentar banir esse tipo de preconceito dos estádios de futebol da Espanha.

“O esporte é baseado nos valores de tolerância e respeito. O ódio e a xenofobia não têm lugar no nosso futebol e na sociedade”, diz um excerto na sua rede social num claro repúdio às provocações feitas pelos adeptos do Valência durante o jogo do passado domingo, no estádio Mestalla.

Sánchez também divulgou um comunicado oficial do Conselho Superior de Esportes para reforçar a posição do governo de não aceitar tais atitudes. “Estes incidentes são intoleráveis ​​e absolutamente condenáveis, não só no esporte, mas em um país como a Espanha, uma terra acolhedora que faz da diversidade sua bandeira. A xenofobia demonstrada por alguns fanáticos nos constrange como sociedade e como esporte”, diz parte do documento.

O comunicado oficial destaca que o governo proporá uma campanha de conscientização à Federação Espanhola de Futebol e à Primeira Divisão da Liga Profissional de Futebol. Esse movimento deve envolver capitães de equipes, como figuras relevantes do esporte nacional.

“O Conselho Superior do Desporto comunica que irá propor à Real Federação Espanhola de Futebol e à Liga, o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização dirigida aos adeptos, na qual são convidados a participar os capitães dos clubes de futebol espanhóis, bem como ações concretas para combater contra o flagelo do racismo e da xenofobia e também do discurso de ódio no esporte”, conclui o texto postado por Pedro Sánchez.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.