Professores de escolas estaduais decidem suspender greve

Os professores da rede estadual de ensino suspenderam a greve iniciada no dia 7 de março. A decisão da categoria ocorreu durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) nesta quarta-feira, 12, e com 272 votos obteve maioria contrária para a continuidade da paralisação. A coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, informou que as aulas da Rede Estadual serão retomadas a partir desta quinta-feira, 13.
Professores voltam ao trabalho após o Governo do Estado anunciar que começará a aplicar o reajuste salarial da categoria no sábado, dia 15. , definido pelo Ministério da Educação). Os reajustes serão feitos em valores variados, de acordo com a faixa salarial, para que nenhum professor receba abaixo desse valor. Também será pago – para esses educadores – retroativo a janeiro.
Na terça-feira, dia 11, a categoria realizou um protesto pela atualização do piso salarial de 2023.
A direção da União enviará ofício ao governo comunicando a decisão da Assembleia e informando que aceita os termos da última proposta do Estado para dispensa da palavra.
Esta proposta prevê:
– Aplicação de 14,95% em abril (na folha de pagamento complementar) para professores com renda inferior a um salário mínimo, retroativo a janeiro;
– Aplicação de 7,21% em maio para todos os que já recebem acima do piso (ativos, aposentados e pensionistas em paridade);
– Aplicação de 3,69% em novembro; (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
– Investimento de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
– Pagamento retroativo em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, abrangendo empregados ativos, aposentados e pensionistas com paridade.