Nísia Floresta foi educadora de história no Rio Grande do Norte; Parnamirim e Macaíba receberão cotas esta semana – Foto: divulgação
O projeto “Nísia Floresta Vive” está rodando em escolas públicas do estado, exibindo o curta-metragem “Dionísia, Poema Além da Floresta”, além de um bate-papo sobre a escritora, poetisa e educadora Nísia Floresta. Nesta semana as ações acontecerão nos municípios de Parnamirim e Macaíba, na sexta-feira, dia 12.
O objetivo da iniciativa é divulgar o Nísia Floresta aos jovens dessas localidades. Sua luta contra as injustiças do Brasil da época serve de inspiração para o enfrentamento dos problemas sociais que persistem na sociedade brasileira até hoje, promovendo a identificação, além de valorizar e fortalecer a cultura do nosso estado.
Apesar das lutas travadas por Nísia Floresta em seu tempo, alguns problemas ainda estão longe de serem realmente resolvidos. As injustiças permanecem, e precisamos combatê-las todos os dias. Nesse sentido, sua história merece ser sempre contada e constantemente lembrada, principalmente em uma linguagem que tem o poder de ser facilmente divulgada em qualquer lugar do mundo e de gerar maior identificação com o público.
Nísia Floresta foi uma grande educadora e pioneira, principalmente na luta pelo direito da mulher à educação. O “Nísia Floresta Vive” é patrocinado pela Neoenergia Cosern e pelo Instituto Neoenergia por meio do Programa Câmara Cascudo, mecanismo de fomento à cultura do Governo do Estado, organizado pelo Com Arte Cultural.
12 de maio – sexta-feira:
PARNAMIRIM
Local: Auditório da Prefeitura de Parnamirim
Hora: 09:00
Perfil do público: Alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas de Parnamirim.
Público esperado: 120 alunos
Equipe presente: os produtores Davi Revoredo e Thalita Vaz, o diretor Nilson Eloi, as atrizes Alice Dantas e Camilla Natasha e o pesquisador Udymar Pessoa.
MACAÍBA
Local: Auditório da Escola Estadual Paulo Nobre
Horário: 15h30
Perfil do público: alunos do ensino médio de escolas públicas de Macaíba.
Público esperado: 200 alunos.
Equipe presente: os produtores Davi Revoredo e Thalita Vaz, o diretor Nilson Eloi, as atrizes Alice Dantas e Camilla Natasha e o pesquisador Udymar Pessoa.