Real Madrid Jogador brasileiro Vinicius Jr. – Foto: divulgação
Principal esperança do Real Madrid para derrotar o Manchester City, a partir das 16h (horário de Brasília), na Inglaterra, e se classificar pela segunda temporada consecutiva para a final da Liga dos Campeões da Europa, Vinícius Júnior foi decisivo em mais da metade da campanha merengue na competição .
O jovem atacante brasileiro marcou gols ou deu assistências que “ganharam pontos” para seu time em seis dos 11 jogos da história da Espanha no torneio interclubes mais badalado do planeta.
Por “pontos” entende-se aqueles movimentos do marcador que são decisivos para a definição do vencedor da partida ou da partida eliminatória (o resultado, não o placar). Numa vitória por 3 a 0, por exemplo, só o primeiro gol tem esse valor, pois os outros dois apenas ampliaram uma vantagem que já vinha sendo construída.
Vini marcou gols definitivos contra Celtic (3-0), Shakhtar Donetsk (2-1) e Manchester City (1-1). Além disso, deu passes para os companheiros fazerem os gols que resolveram as partidas contra RB Leipzig (2 a 0), Liverpool (1 a 0) e Chelsea (2 a 0).
O camisa 20 também comandou a reação merengue no primeiro jogo das oitavas de final, contra o Liverpool. Na ocasião, os ingleses chegaram a abrir o placar por 2 a 0, mas o brasileiro marcou dois gols seguidos e levou seu time a um empate que mais tarde se transformaria em goleada de 5 a 2. fundamental.
O lateral-esquerdo formado nas categorias de base do Flamengo tem feito uma temporada de protagonismo absoluto no Santiago Bernabéu: é o artilheiro do time comandado por Carlo Ancelotti na Liga dos Campeões (sete gols) e também o jogador que mais deu assistências (cinco).
No somatório de todas as competições, Vini já soma 44 gols (23 marcados por ele e 11 decorrentes de passes) pelo Real apenas na temporada 2022/23. Esta é exatamente a mesma marca alcançada por ele na última temporada. A diferença é que as competições deste ano ainda não acabaram.
Por isso, o brasileiro tem visto seu nome crescer exponencialmente como principal adversário do norueguês Erling Haaland, destaque número um do City, na disputa pela próxima edição do “The Best”, prêmio concedido pela FIFA ao melhor jogador do o mundo.
No jogo de ida da semifinal, Vini levou a melhor sobre o atacante nórdico. Apesar de suas equipes terem terminado em 1 a 1, o craque do Real fez um golaço, enquanto o rival não só passou em branco, como também teve uma atuação muito discreta.
Com o empate no jogo de ida, quem sair vitorioso de campo no confronto no Etihad Stadium garantirá a vaga para a final da Liga dos Campeões. Em caso de novo empate, a disputa se arrastará por mais 30 minutos de prorrogação e, se necessário, para cobrança de pênaltis.
O Real é o atual campeão e também o maior vencedor da história do torneio continental, com 14 conquistas. Por outro lado, o City é o único sobrevivente desta temporada que nunca levantou Orelha – Milan e Inter de Milão, que chegaram à outra meia-final, têm sete e três títulos, respetivamente.
A sucessora dos merengues como melhor equipa da Europa será conhecida a 10 de junho. O palco da final será o Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido para receber a decisão de 2021, que teve de ser transferido para Portugal devido a pandemia de covid-19.
RAFAEL REIS – FOLHAPRESS