Os atletas brasileiros dominaram a primeira etapa do ano na World Skate Street League (SLS), em Chicago, nos Estados Unidos. Na categoria feminina, a atual campeã mundial Rayssa Leal conquistou o primeiro lugar, seguida da japonesa Momiji Nishiya e da holandesa Roos Zwetloot, neste sábado, 29. campeão em Chicago; Nyjah Huston ficou em terceiro.
A partir deste ano, seis mulheres disputarão apenas a final com uma bateria já conquistando o título (no ano passado, foram oito skatistas). Não há mais qualificadores. Pâmela Rosa, Gabi Mazetto e Marina Gabriela ficaram de fora da decisão.
A australiana Chloe Covell, de 12 anos, conseguiu uma volta impecável (8,6) e pressionou a brasileira, que estreou com a nota (7,6) antes das manobras finais. Rayssa havia deixado tudo para a última manobra: conseguiu 8,4 e terminou o torneio com 31,4. Momiji Nishiya ficou em segundo lugar com 28,3, e Roos Zwetloot fechou em terceiro com 25,8. Com a vitória, Rayssa mantém a hegemonia – venceu as quatro etapas no ano passado.
No masculino, dois brasileiros estiveram na luta: Kevin Hoefler e Felipe Gustavo. Ao todo, 20 atletas participarão de quatro baterias nas semifinais. Além dos vencedores de cada bateria, também classifica o patinador com a maior pontuação.
O veterano Ryan Decenzo, 36, assumiu a liderança com 8,7 após acertar duas linhas perfeitas. Jagger Eaton foi o segundo com 8,6. Kelvin Hoefler, medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, marcou 8,9 na primeira vaza e 9 na segunda. Felipe Gustavo enfrentou o maior obstáculo para impressionar os jurados e fazer os primeiros 9 pontos, mas caiu nas demais tentativas. A decisão se estreitou e ficou restrita aos brasileiros Decenzo e Nyjah Huston. O brasileiro arriscou tudo na última tentativa, marcou mais 9 e ficou com o título.
Estadão Conteúdo