Mais uma vez, a atriz Regina Duarte, de 76 anos, recebe uma punição do Instagram. Ela publicou uma fake news sobre os manifestantes do golpe de 8 de janeiro e a postagem recebeu um carimbo de informação falsa.
O vídeo mentiroso era sobre os atos em que bolsonaristas saqueavam patrimônio público. Logo no início, uma frase diz: “Imagens que a mídia não vai mostrar”.
A certa altura, um homem é mostrado com uma bandeira do PT como se fosse o encrenqueiro. Na verdade, a bandeira havia sido roubada e eram simpatizantes de Jair Bolsonaro que vandalizavam os prédios dos Poderes da República. O Instagram afirma que o conteúdo foi analisado por verificadores independentes que atestaram a falsidade.
Regina Duarte, que já trabalhou com Bolsonaro, já havia recebido outros alertas da plataforma. Tanto que toda vez que uma pessoa tenta seguir a atriz recebe um alerta de que o perfil dela costuma publicar muitas fake news. “Tem certeza que quer seguir Regina Duarte?” ela diz.
“Esta conta postou repetidamente informações falsas que foram revisadas por verificadores de fatos independentes ou são contrárias às nossas diretrizes da comunidade”, diz o alerta quando um novo usuário clica em “seguir”.
A última informação falsa que ela publicou foi em fevereiro, sobre os Yanomami. Regina também divulgou inverdades sobre o processo eleitoral.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)