Várias pessoas já estão acampadas entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, em Londres, aguardando as cerimônias de coroação do rei Carlos III, no próximo sábado, dia 6.
A segurança foi reforçada e 30.000 policiais estarão nas ruas de Londres nos próximos dias. Ontem à noite, um homem foi preso fora do Palácio de Buckingham.
Nenhum outro herdeiro do trono britânico esperou tanto para ser coroado.
A rainha Elizabeth II morreu em setembro do ano passado, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após cumprir 70 anos de reinado. Ela assumiu o trono britânico em 1952 e foi a monarca que serviu por mais tempo na história da coroa britânica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia de coroação em Londres. A visita à Inglaterra inclui ainda um encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, chefe de governo do Reino Unido (o chefe de Estado é o próprio rei).
O rei Carlos III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, numa cerimónia religiosa que se realiza há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após a sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534 Antes da leitura do juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, numa cerimónia que envolve cantos e leituras.
*Com informação da RTP – Rádio e Televisão de Portugal
*Colaboração com Pedro Rafael Vilela