• Latest
  • Trending
  • All
Brasil lidera ranking de juros reais, mas taxa cai de 7,38% para 6,94% ao ano

Relatora do novo marco fiscal deve apresentar hoje anteprojeto

maio 15, 2023

Türkiye reelege Erdogan para mais cinco anos no poder

maio 28, 2023

Senado começa a analisar novo marco fiscal nesta semana

maio 28, 2023

Rio registra primeiro caso de gripe aviária; no Estado, já é a terceira ocorrência

maio 28, 2023

Governo Lula quer anunciar menos 20 milhões de pobres até o fim do ano

maio 28, 2023

Neymar completa 10 anos na Europa com títulos, fracassos e futuro incerto

maio 28, 2023

Foragido da Justiça é preso no bairro Mãe Luíza, em Natal

maio 28, 2023

Morte materna teve alta na pandemia e preocupa órgãos de saúde

maio 28, 2023

Verstappen supera chuva, elogia estratégia e comemora mais uma vitória na F1

maio 28, 2023

Mudanças em ministérios e CPMI em 8 de janeiro são destaque na Câmara

maio 28, 2023

Ramon convoca a seleção brasileira para os amistosos contra Guiné e Senegal

maio 28, 2023

Simony vai voltar a ser internada na próxima terça: ‘Não é nada fácil’

maio 28, 2023

Contagem parcial das eleições turcas mostra Erdogan à frente

maio 28, 2023
  • Notícias
  • Polícia
  • Dinheiro
  • Emprego
    • Sindicatos
  • Politica
    • Segurança
  • Educação
  • Saúde
  • Esporte
segunda-feira, maio 29, 2023
  • Login
  • Register
RN 24 Horas
No Result
View All Result
RN 24 Horas
No Result
View All Result
Home Economia

Relatora do novo marco fiscal deve apresentar hoje anteprojeto

by RN 24 Horas
maio 15, 2023
in Economia, Últimas Notícias
0
Brasil lidera ranking de juros reais, mas taxa cai de 7,38% para 6,94% ao ano
491
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve apresentar nesta segunda-feira, 15, o relatório preliminar do projeto do novo marco fiscal (PLP 93/23). No final da tarde haverá reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças da base aliada para discutir a proposta.

Sem antecipar informações sobre o texto, Cajado afirmou que o trabalho do relator da proposta segue duas premissas principais: superávit primário e contenção de custos. Na avaliação do parlamentar, o governo incorporou “parâmetros mais contemporâneos” ao tratar do ajuste fiscal em relação à arrecadação. No entanto, ele indicou que deve agregar mecanismos para ampliar as sanções caso o governo não cumpra a meta fiscal estabelecida.

“Limitar o gasto público apenas ao teto causa problemas como aconteceu na pandemia. Tem momentos que tem que ter políticas anticíclicas e isso está contido no projeto”, disse o deputado em entrevista à imprensa, logo que foi nomeado para relatar a proposta.

Ainda não há data para votação do projeto no plenário da Câmara. A expectativa dos parlamentares é que o texto seja pautado ainda neste mês.

Novas regras
O projeto de lei do novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, foi entregue em abril. Criado em 2016 para controlar as contas públicas, sem precisar aumentar a carga tributária, já alta, o teto limita o crescimento das despesas em relação ao ano anterior, corrigidas pela inflação oficial (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA). No entanto, a medida acabou sendo violada diversas vezes. Desde a criação do mecanismo, o limite foi ultrapassado pelo menos sete vezes.

Na nova política fiscal, haverá uma combinação de limite de gastos mais flexível que o teto de gastos com meta de resultado primário (resultado das contas públicas sem juros da dívida pública).

O texto enviado pelo governo prevê um limite para o crescimento das despesas em 70% da variação da receita nos 12 meses anteriores. Ou seja, se no período de 12 meses, de julho a junho, o governo arrecadar R$ 1 trilhão, poderá gastar R$ 700 bilhões.

Dentro desse percentual de 70%, haverá um limite superior e um piso, uma faixa, para a oscilação da despesa, descontando o efeito da inflação.

Em tempos de maior crescimento econômico, as despesas não podem crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em tempos de contração econômica, os gastos não podem crescer mais de 0,6% ao ano acima da inflação.

Para evitar o descumprimento da meta de crescimento de 70% da receita, as novas regras introduzirão mecanismos de punição que desacelerarão os gastos caso a trajetória de crescimento das despesas não seja cumprida.

Se o resultado primário cair abaixo do limite inferior da banda, o crescimento das despesas do próximo ano cairá de 70% para 50% do crescimento da receita. Para não interromper os investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o novo regime prevê um piso para esse tipo de gasto e permite que, caso o superávit primário fique acima do teto da faixa, o excedente seja destinado a obras públicas .

A equipe econômica esclareceu que o limite de 70% é baseado em receitas passadas, não em receitas futuras estimadas. Dessa forma, os futuros governos, ou o Congresso Nacional, não poderão aumentar artificialmente as previsões de receitas para aumentar as despesas.

Share196Tweet123Share49

RN 24 Horas

  • Trending
  • Comments
  • Latest

América vence o Pouso Alegre por 2 a 0 e fica perto do título da Série D

setembro 19, 2022

Torcedores recebem América em festa após vitória fora de casa contra o São Bernardo/SP

setembro 12, 2022

IMD oferta 150 vagas em curso sobre pensamento computacional para professores da educação básica

setembro 12, 2022

Türkiye reelege Erdogan para mais cinco anos no poder

0

Governo estuda liberar saque de até 35% de contas ativas do FGTS

0

Cronograma de concurso da PMRN será antecipado

0

Türkiye reelege Erdogan para mais cinco anos no poder

maio 28, 2023

Senado começa a analisar novo marco fiscal nesta semana

maio 28, 2023

Rio registra primeiro caso de gripe aviária; no Estado, já é a terceira ocorrência

maio 28, 2023

Copyright © 2017 JNews.

Navigate Site

  • Notícias
  • Polícia
  • Dinheiro
  • Emprego
  • Politica
  • Educação
  • Saúde
  • Esporte

Follow Us

No Result
View All Result
  • Inicio
  • Polícia
  • Dinheiro
  • Emprego
  • Politica
  • Sindicatos
  • Educação
  • Saúde
  • Segurança
  • Esporte

Copyright © 2017 JNews.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In