Os últimos dados do Relatório de Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que as reservas hídricas totais do estado já somam 60,16% de sua capacidade total, que é de 4,37 bilhões de metros cúbicos. Na comparação, no mesmo dia, 11 de abril do ano passado, o percentual acumulado era de 43,31%.
A última barragem que registrou sangramento, nesta terça-feira, no sistema Igarn, foi a de Santo Antônio de Caraúbas, localizada em Caraúbas. O reservatório tem capacidade para 8,54 milhões de metros cúbicos.
A represa Pataxó, localizada em Ipanguaçu, chegou a 100% de sua capacidade e começou a sangrar, na noite desta segunda-feira, 10. Também durante o dia de ontem, outras duas barragens monitoradas por Igarn começaram a sangrar. Em Umarizal, a barragem Rodeador, com capacidade para 21,40 milhões de metros cúbicos; e em José da Penha foi a barragem das Flechas, com capacidade para 8,95 milhões de metros cúbicos, que começou a verter as suas águas.
A represa Umari, localizada em Upanema, chegou a 100% de sua capacidade e sangrou na tarde do último domingo, 9. A fonte não sangrava desde 2009.
Até o momento, 14 nascentes já sangraram nesta estação chuvosa, são elas: Mendubim, localizada em Assu, reservatório público do Encanto; açude público do Riacho da Cruz; o açude público de Pilões; Santa Cruz do Trairi, localizada em Santa Cruz; Beldroega, localizada em Paraú; Bastão; localizada em Campo Grande; Malhada Vermelha, localizada em Severiano Melo; Passagem, localizada em Rodolfo Fernandes; Pegar Peixe, localizado em Caraúbas; Rodeador, em Umarizal; Umari, localizada em Upanema; Pataxó, localizada em Ipanguaçu; e Santo Antônio de Caraúbas, localizada em Caraúbas.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, tem 1,509 bilhão de metros cúbicos, o equivalente a 63,63% de sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³.
Santa Cruz do Apodi, segunda maior fonte do RN, possui 365,43 milhões de m³, correspondendo a 60,93% de sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos.