Reunião realizada nesta quarta-feira com a empresa Raízen, líder na produção e comercialização de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia – Foto: Sandro Menezes
Atrair cada vez mais investimentos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte é uma das prioridades do Governo do Estado. Exemplo disso foi o encontro realizado nesta quarta-feira com a empresa Raízen, líder na produção e comercialização de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. A empresa está instalando no município de Santana do Matos o Projeto Dunamis de Geração Solar Compartilhada, complexo que contará com quatro parques de estações geradoras fotovoltaicas. O projeto já está em construção e vai gerar 1.300 empregos diretos para a região.
“Temos um bom diálogo com o setor empresarial e ao longo de nossa gestão fizemos muitas mudanças na legislação com o objetivo de tornar o estado mais competitivo, para que possamos atrair mais investimentos como este. E nesta reunião de hoje, discutimos futuras parcerias, tanto com o SINE-RN para encaminhamento das vagas que serão geradas, quanto com os IERNs para capacitação e capacitação da mão de obra que irá atuar nos empreendimentos da empresa no RN”, declarou. Fátima Bezerra.
O Diretor de Negócios da Raízen, Jurandir Junior, apresentou o projeto e todos os benefícios que ele trará além da geração de empregos. “Vai atrair serviços para a região, como hotéis, restaurantes, farmácias e outros; aumentará a arrecadação de ISS para o município e de ICMS para o estado; e acima de tudo, vamos priorizar a contratação de empresas locais de engenharia, locação de máquinas, nos âmbitos ambiental e social”, afirmou.
O Estado apresentou ainda à empresa um novo regime especial para as energias renováveis que o Governo priorizou e está a trabalhar, criando condições para tornar o Estado ainda mais competitivo nesta área. Segundo Hugo Fonseca, Coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, “este projeto, que será anunciado por meio de decreto, terá um grande impacto, não só financeiro, mas também em termos de geração de empregos. A perspectiva é que gere de 10 a 15 mil empregos apenas nos dois primeiros anos”, explica.
Além dos já citados, o governador fez-se acompanhar dos secretários titular e adjunto do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado e Sílvio Torquato, respectivamente; Leon Aguiar, diretor do IDEMA; Ivanilson Maia, deputado da Casa Civil; e Jane Carmem, secretária adjunta de Tributação do Estado. Também participaram Thaís Gomes, gerente executiva de Relações Institucionais, e João Rosas, parceiro desenvolvedor dos projetos da Raízen no RN.