O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e em parceria com a Fecomércio, disponibiliza, a partir de hoje, dia 28, um código de acesso para que sejam realizadas pesquisas com o objetivo de traçar o perfil do turista de eventos no RN durante as ações e eventos que ocorrem no Estado.
O novo formato de captação do banco de dados atende às demandas do trade turístico potiguar, que identificou a necessidade de conhecer melhor o perfil do turista desse segmento, a partir de um questionário que pudesse criar um perfil comparativo com o perfil do turista de lazer do RN, já presentes no banco de dados atual do Sírio.
Para a diretora do Centro de Convenções de Natal, Ângela Braga, é preciso que esses dados definam detalhadamente o perfil do turista e orientem ações cada vez mais assertivas para esse segmento. “Precisamos trabalhar com a realidade de dados concretos, que possam nortear ações de promoção e divulgação do segmento MICE no Rio Grande do Norte. Entendemos a importância do turista de eventos e queremos entender seu tamanho e impacto econômico em nosso Estado”, destacou Braga.
A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio, por meio de convênio de cooperação técnica com o Senac RN, e foi lançada oficialmente a partir de hoje, dia 28, durante o Seminário Internacional de Turismo Sustentável, no Hotel Barreira Roxa .
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância dessa iniciativa. “Entender o perfil do turista de eventos permitirá um maior planejamento de ações para captar esse público, que precisa ser avaliado com um olhar diferenciado devido ao potencial de gasto médio acima de outros perfis”, disse.
O presidente do Natal Convention Bureau, Leandro Di Martins, vê a iniciativa como um sucesso para o segmento MICE. “O QRCode vai ampliar o escopo de aplicação dos questionários do Sírio e sua adoção trará um volume ainda maior de dados e nos guiará em relação à percepção desse perfil de turista. Com os dados coletados, poderemos utilizar esta ferramenta para trabalhar junto com nossos associados para qualificar e encantar ainda mais nossos visitantes de eventos no Rio Grande do Norte”, explicou Di Martins.