A governadora Fátima Bezerra anunciou, no início da tarde deste sábado, 18, que as forças de segurança do Rio Grande do Norte serão reforçadas por 875 homens da Força Nacional e militares da Polícia Militar de outros estados, como o Pará, cujo o governador Helder Barbalho conversou com o chefe do Executivo potiguar, informando que a força paraense está preparada desde sexta-feira para voar até Natal, para enfrentar ataques do crime organizado no estado.
Durante reunião entre o Governo do RN e o secretário de Segurança Nacional, Tadeu Alencar, foi informado que serão disponibilizados mais 40 homens da Força Nacional, além da liberação de recursos financeiros e materiais, como viaturas e armamentos , para melhorar a infraestrutura de combate ao crime organizado.
“Vamos continuar com a polícia nas ruas, não só com as chamadas barreiras itinerantes, mas com as barreiras permanentes, ao mesmo tempo que vamos aprofundar os processos de apuração e investigação em curso”, disse o governadora Fátima Bezerra.
Como resultado das investigações, a governadora Fátima Bezerra informou que 111 suspeitos de atos criminosos foram presos de terça-feira, 14, a sábado, 18, quando começaram os ataques criminosos. “Há uma diminuição das ocorrências, então é hora de intensificarmos essas medidas”, acrescentou.
O secretário de Segurança Nacional, Tadeu Alencar, disse que o aparato de segurança do país ao longo dos anos passou por problemas estruturais – “não é típico do Rio Grande do Norte e, portanto, não deve ser deixado de lado”.
Com as medidas adotadas até agora para combater os atentados, Alencar avalia que já existe uma tendência de retorno ao ambiente de normalidade em Natal e no interior do Estado: “Temos visto avanços com as ações do estado e governos federais, com o apoio de outros estados também, a gente também está conseguindo progressivamente, olha só os gráficos, as ocorrências diminuíram consideravelmente, de ontem para hoje foram três ocorrências”.
Alencar disse ainda que “não vamos relaxar e tenho a impressão de que, com o aprofundamento da presença da Polícia em todas as regiões da Região Metropolitana de Natal e do Estado, em pouco tempo teremos essa situação restabelecendo inteiramente a tranquilidade e bem-estar da população do Rio Grande do Norte”, destacou.