Pela 13ª vez neste mês, Kiev foi alvo de ataques aéreos. Segundo as forças ucranianas, mais de 20 drones lançados pela Rússia durante a noite e madrugada desta sexta-feira (26), tanto na capital quanto no Dnipro e outras regiões do leste do país, foram interceptados.
“Outro ataque aéreo em Kiev. É o 13º ano consecutivo desde o início de maio. E, como sempre, à noite. Desta vez, o ataque foi realizado por bombardeiros Tu-95MS da região do Cáspio, provavelmente por mísseis de cruzeiro X-101”, escreveu o governador regional da cidade de Kiev no Telegram.
Segundo as autoridades regionais, não há vítimas, mas os destroços dos mísseis interceptados danificaram o telhado de um shopping center. Dez mísseis disparados do Mar Cáspio, 23 drones Shahed de fabricação iraniana e dois drones de reconhecimento lançados pelas forças de Moscou foram abatidos em ataques noturnos na capital Kiev, na cidade de Dnipro e nas regiões orientais.
Autoridades ucranianas, citadas pela Reuters, indicaram que a Rússia lançou um total de 17 mísseis e 31 drones nos ataques, que começaram por volta das 22h de quinta-feira e continuaram até as 5h de sexta-feira. Vários drones e mísseis atingiram alvos nas regiões de Kharkiv e Dnipropetrovsk, mas nenhuma morte foi relatada.
“Foi uma noite muito difícil. Era barulhento – o inimigo lançou um ataque em massa na região com mísseis e drones”, disse Serhiy Lysak, governador regional de Dnipropetrovsk, ao Telegram. “Dnipro sofreu”.
A Rússia intensificou os ataques de mísseis e drones à Ucrânia neste mês, visando principalmente instalações de logística e infraestrutura, antes de uma esperada contra-ofensiva ucraniana. De acordo com Lysak, várias casas, carros e empresas privadas, incluindo uma empresa de transporte e um posto de gasolina, foram danificados.
O governador da região de Kharkiv também relatou danos a várias residências particulares e instalações industriais.
Ucrânia
De acordo com autoridades russas e agências de mídia, a Ucrânia também teria atacado duas regiões no sul da Rússia com um míssil e um drone. Segundo fontes citadas pela Reuters, na cidade russa de Krasnodar uma explosão destruiu um prédio residencial e de escritórios.
A causa da explosão não foi identificada, mas meios de comunicação afirmam que teria sido um ataque de drone, com base em imagens de um aparelho que sobrevoou a cidade.
“Todos os serviços de emergência trabalham no local. A causa do incidente está sendo investigada. Os residentes devem manter a calma”, escreveu o prefeito de Krasnodar Yevgeny Naumov no Telegram.
Na vizinha região de Rostov, o governador local informou que um míssil ucraniano foi abatido ontem pela defesa aérea perto de Morozovsk, onde há uma base aérea russa.
“Na área de Morozovsk, um sistema de defesa aérea disparou, destruindo um míssil ucraniano”, disse o governador Vasily Golubev.