O ator Sam Neill, de 75 anos, tem um raro e agressivo câncer no sangue. Ele divulgou o diagnóstico em suas memórias, Did I Ever Tell You This?
Neill conta no livro que está no terceiro estágio do linfoma angioimunoblástico de células T, que afeta as células que regulam o sistema imunológico. “A coisa é, eu sou fraco. Eu posso morrer. Talvez precise acelerar isso [a escrita do livro]”, diz ele no primeiro capítulo.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o ator irlandês radicado na Nova Zelândia disse que fez quimioterapia sem sucesso. Agora, ele deve tomar um novo medicamento quimioterápico até morrer, mesmo que já tenha eliminado o câncer.
“Não posso fingir que o ano passado não teve momentos sombrios”, disse ele. O ator, conhecido por papéis nos filmes “Jurassic Park” e “O Piano”, além da série “Peaky Blinders”, disse estar grato por estar vivo e que a ideia de escrever o livro veio da época em que se dedicava apenas ao tratamento.
“Me vi sem nada para fazer. E estou acostumada a trabalhar. Eu amo trabalhar. Adoro ir trabalhar”, disse ao jornal britânico. “Adoro estar com as pessoas todos os dias, desfrutar da companhia humana, das amizades e tudo mais. E de repente fui privado disso. Eu pensei ‘o que eu vou fazer?’”
No livro, o ator relembra a infância na Irlanda, a mudança para a Nova Zelândia, anedotas de sua vida pessoal e os bastidores das produções em que atuou.
Atualmente está gravando, com Annette Bening, a minissérie “Apples Never Fall”, que adapta o romance “Family Secrets”, de Liane Moriarty, a mesma autora de “Big Little Lies”.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)