O Serviço de Assistência Rural e Urbana promoverá um evento no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal na quarta-feira, dia 26, às 14h. Na ocasião, serão entregues a seus familiares os certificados de elevação e alfabetização de pessoas privadas de liberdade e alunos do Projeto – “Educação e Trabalho: Caminhos para o Futuro”, uma iniciativa da SAR.
O momento faz parte do cronograma de encerramento do projeto, que já entregou em março, em conjunto com o Tribunal de Justiça – TJ e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), 60 certidões aos alunos privados de liberdade do Presídio Dinorá Simas, localizado na município de Ceará-Mirim.
Os alunos fazem parte de um dos Projetos SAR – “Educação e Trabalho: Caminhos para o Futuro” que, em parceria com o Programa “Novos Rumos” do Tribunal de Justiça e com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Natal, visa escolarização e alfabetização de mais de 200 pessoas privadas de liberdade em três presídios.
Em setembro de 2022, foram formadas cinco turmas de alfabetização, quatro no Dinorá Simas, em Ceará-Mirim e uma no João Chaves (Presídio Feminino), na Zona Norte, e duas turmas de elevação no Raimundo Nonato, também na Zona Norte. As aulas ocorriam três vezes por semana com a metodologia da educação popular.
O evento contará com a presença da coordenação da SAR e da equipe do projeto, o secretário de Administração Penitenciária, Helton Edi, o desembargador da 2ª Vara Regional de Execução Penal, José Vieira Figueredo, o coordenador de educação prisional da Subcoordenação da Juventude Educação e Adultos da Secretaria de Educação e Cultura, Raimunda Nadja, a coordenadora do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça, Guiomar Veras, os diretores das cadeias públicas, a diretora do Departamento de Promoção da Cidadania, a polícia criminal oficial Vilma Paixão e a desembargadora do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Zeneide Bezerra.