Saúde de Macaíba presta contas sobre orçamento financeiro em audiência

A secretária Roberta Guilhermina respondeu a uma série de perguntas feitas por vereadores sobre diversos serviços / Foto: divulgação
A Secretária Municipal de Saúde, Roberta Guilhermina, e a Assessora de Planejamento da Secretaria, Aline Ribeiro, apresentaram as ações na área de Saúde da gestão municipal e o orçamento financeiro da pasta em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 2 .
Na audiência, representantes da Secretaria apresentaram as ações do Município nos anos de 2021 e 2022 e o orçamento financeiro para os períodos. A apresentação dos dois anos foi realizada em conjunto e em 2023 devido à necessidade de registro dos dados no Sistema de Informações Orçamentárias da Saúde Pública (SIOPS), o que ocorreu com atraso por parte do sistema federal.
O secretário respondeu a uma série de perguntas feitas pelos vereadores sobre diversos serviços, entre eles, a distribuição de medicamentos e apresentou as ações da Prefeitura, entre elas, a construção e inauguração da Policlínica Municipal e suas diversas especialidades e serviços de saúde; a construção das Unidades Básicas de Saúde As Marias e Campo da Santa Cruz; reforma geral da UPA Macaíba e unidades de saúde, entre outros serviços.
Em relação ao fornecimento de medicamentos, segundo o secretário, a oscilação dos preços dos medicamentos é responsável por empresas não entregarem a quantidade ideal de alguns medicamentos ao município. Uma situação que a administração municipal está trabalhando para resolver. O secretário agradeceu a oportunidade de esclarecer o trabalho realizado pela Prefeitura.
“Agradeço, mais uma vez, por fazer essa prestação de contas. Coloco-me à disposição de todos. Qualquer dúvida que tenham, se quiserem esclarecer, receberemos vocês para defender a nossa população”, disse o secretário. O autarca destacou que a Casa Legislativa de Macaiba está aberta à população. “Esta casa está sempre disponível, sempre que precisar. Quero parabenizar os vereadores e todos que participaram deste debate. É importante que eles tragam informações e também tragam soluções para que possamos construir uma saúde melhor”, declarou o presidente.
A audiência contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Erika Emídio e das vereadoras Ismarleide Duarte, Rita de Cássia, Ana Catarina e Dadaia Ribeiro; vereadores João de Damião, Aluizio Sílvio, Aroldo da Saúde, Jailson Brito, Igor Targino, Luizinho, Zeca da Pesca e Cacau e população em geral.l