O Ministério da Saúde informou que o Programa Mais Médicos alcançou a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O edital ofereceu 6.252 vagas, incluindo 1.000 vagas para a Amazônia Legal. Destes, 6.169 foram indicados pelos municípios para conclusão.
Das 2.074 regiões com previsão de vagas, 2.028 enviaram documentação para renovação do quadro profissional. O ministério informou ainda que 47% das vagas foram destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza.
Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram sua filiação, enquanto 15 optaram pelo número parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento.
“Vale lembrar, porém, que após avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas a novas regiões”, informou o Ministério da Saúde. Na próxima fase, em novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção.
Incentivos
Podem participar dos editais do Mais Médicos profissionais e intercambistas brasileiros, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuarão trabalhando cadastrados no Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.
Até o final deste semestre, será publicado um segundo edital com 10 mil vagas ofertadas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. “Essa forma de contratação garante menores custos às prefeituras, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, destacou o ministério.