Sesap distribui 200 mil doses para o Dia D de Vacinação no RN

Para reforçar o Dia D da vacinação neste sábado, 20, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) reforçou a distribuição de imunizantes, com mais de 200 mil doses entregues aos municípios do estado. Para a Influenza, foram destinadas 160 mil doses, outras 20 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19 e a mesma quantidade de vacina contra a febre amarela.
O Dia D é mais uma iniciativa para reforçar as campanhas de vacinação no RN, que, como todo o Brasil, ainda sofre com baixas coberturas. A expansão é necessária neste momento, em que o sistema de saúde enfrenta forte pressão, principalmente de casos de síndrome gripal. “É muito importante que a população procure os postos de vacinação neste Dia D, principalmente aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. Chamamos a atenção, neste momento, para as crianças, que vêm desenvolvendo formas graves de gripe, resultando em um número crescente de internações, o que é muito preocupante. Por isso, apelamos aos pais ou responsáveis que levem seus filhos nesse dia para serem vacinados, pois esta é a forma mais segura de protegê-los”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Laiane Graziela.
A vacinação contra influenza representa uma importante ferramenta de prevenção, pois é uma infecção altamente transmissível, com tendência a se espalhar facilmente em epidemias sazonais, principalmente durante o outono e inverno.
A meta é de 90% do público-alvo para gripe e bivalente da covid-19, enquanto para febre amarela é de 95%. Até o momento, foram aplicadas 261.915 doses da vacina contra influenza no estado, o que representa apenas 25% de cobertura para os grupos prioritários. Quanto à vacina bivalente, foram aplicadas 183.954 doses, o que corresponde a 19% de cobertura. Em relação à febre amarela, foram aplicadas 452.730 doses, ou seja, 36% de cobertura. Os dados são do sistema RN Mais Vacina e DATASUS.
A oferta da vacina Influenza foi estendida a todos os não vacinados a partir dos 6 meses de idade. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, visa combater o aumento das internações por infecções respiratórias, bem como reduzir as consultas ambulatoriais.
A vacinação com a bivalente também foi ampliada e toda a população a partir de 18 anos pode receber a vacina. No que diz respeito à febre amarela, o público-alvo da campanha são pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos.
A vacina contra a gripe pode ser administrada em simultâneo com as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, pelo que quem também necessita de tomar a vacina contra a Covid-19 ou a febre amarela pode fazê-lo em simultâneo.
As vacinas contra influenza oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são trivalentes, apresentando três tipos de cepas do vírus combinadas. A vacina bivalente já possui cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo proteção contra a variante Omicron.