Thécia Diniz, 36 anos, é uma pessoa que descobriu cedo a importância do ativismo social. Quando criança, levava comida escondida da mãe para distribuir na comunidade ao lado de sua casa. Na adolescência, promoveu ações de arrecadação de alimentos. Depois das aulas optou por ir para Juvino Barreto fazer companhia ao idoso. Hoje ela preside uma associação que atende pessoas em situação de rua e em situação de insegurança alimentar, a @criandolacosrn. Ela ainda é uma apreciadora das artes. Na juventude, ela fez aulas de canto e atuação, fez comerciais de TV e também participou de um grupo de dança popular brasileira, voltado para a inclusão, chamado Anjori. Já adulta, escolheu a enfermagem como profissão, sempre com o objetivo de servir ao próximo. Após a formatura, partiu para um mestrado em Portugal, onde morou por três anos e teve grandes lições de vida. Trabalhou como empregada de mesa, auxiliar num lar geriátrico, cuidadora de idosos no HomeCare, vendedora numa loja e até abriu um pequeno restaurante, que faliu em cinco meses. Ela não desistiu. Morar fora a fez despertar para outras perspectivas e não ter medo de falar sobre política.
O que te atrai para as causas sociais?
O que me atrai nas causas sociais é a consciência da importância da dignidade humana para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Quando isso existe, há mais consciência nas escolhas, há mais prosperidade do ponto de vista econômico também.
Por que muitas pessoas ainda não fazem algum tipo de trabalho voluntário?
As pessoas só reclamam do Tempo. Vivemos em uma sociedade e tempos muito capitalistas. As pessoas estão cada vez mais ocupadas produzindo mais. E isso requer mais treinamento, mais tempo de trabalho. Muitas vezes não sobra tempo para você, imagine para o outro. E é um grande desafio mobilizar as pessoas para ações sociais devido a essa correria, pressão social, muitos trabalhando em jornada tripla. O mundo moderno exige cada vez mais de nós. Acredito que também está ficando cada vez mais caro viver, o que faz com que as pessoas vivam com pressa.
Qual é o papel da mulher hoje na política e nas causas sociais?
O papel da mulher nesse espaço é criar políticas públicas voltadas para as próprias mulheres, porque quando a política é ocupada apenas por homens, as causas das mulheres não são pensadas, a dignidade menstrual é um exemplo, creches, educação básica em tempo integral. políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres… Leis trabalhistas também…
Como equilibrar suas atividades como mulher e profissional?
É uma verdadeira ginástica de tempo e emocional também. Você tem que querer muito que dê certo. Às vezes é prova de resistência física também. Mas nossa maior força está na mente. Com a mente sã, o corpo aguenta. A terapia com um psicólogo me ajuda muito. Como trabalho com o setor social, às vezes as demandas são pesadas e precisamos estar bem equilibrados para não sermos afetados pelos problemas que surgem. Se eu não fosse apaixonado pelo que faço, certamente não seria capaz de fazê-lo. Outra coisa que me dá força é que minha rotina não é diferente da maioria das mulheres. Porque ser mulher na verdade é ser resistência.
O que é importante para você?
O importante é não ser medíocre. Não é estar aqui para passear. É ter coragem de fazer o que você precisa fazer. Acredite em si mesmo. Prepare-se para tudo. Estudar. É importante ser empático com a dor dos outros. Amanhã pode ser você também. É importante ser educado em tudo o que você se propõe a fazer. E se alimente de coisas boas e de gente boa também. Porque não somos nada sozinhos. Para trilhar um bom caminho você precisa de boas pessoas ao seu lado.
Uma das grandes experiências da vida?
Ser mãe. Ser mãe é algo que nos transforma de alma e corpo. Minha filha é a única pessoa capaz de desestruturar minha estrutura ou mudar algo que eu realmente queira fazer. Por ela eu mudo minha vida. Antes de ser mãe, eu não tinha NADA que me desse medo. Hoje tenho medo de morrer. Hoje tenho medo de falhar. Tudo por causa dela. Ela é o centro da minha vida.
Qual é a grande beleza da vida?
AMOR. É a maior experiência que acredito que um ser humano tenha. É lindo, é mágico. É revigorante e traz muito sentido à existência. E acredito que nosso propósito comum como humanidade é exatamente isso. AMOR.
SABE TUDO
O blogueiro Matheus Pérez vai comemorar a nova idade com os amigos, com festa amanhã, a partir do meio-dia, no condomínio Manuel Augusto, na Areia Preta. A coluna agradece o convite.
A temperatura global deverá atingir níveis recordes nos próximos cinco anos, subindo até 1,5°C. Assim diz um relatório da Organização Meteorológica Mundial, a probabilidade desse aumento é de 66%.
A Escola do Legislativo Wilma de Faria, da Câmara Municipal, abre inscrições para o curso de Orçamento Público e que terá aulas nos próximos dias 23 e 25 de maio, às 9h, voltado para servidores públicos.
Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão são atrações confirmadas para a segunda edição do Pipa MPB Fest, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro na praia de Pipa, no litoral sul.
Quem quiser solicitar a isenção da taxa de inscrição nos cursos técnicos do IFRN deve se inscrever até amanhã, no site da Fundação de Amparo ao IFRN (Funcern). A isenção vale também para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).
Matheus Adma e seu Oxygenio anunciam “Seu Arraiá” que acontece hoje no Boulevard, a partir das 22h. As atrações são Thiago Freitas, Circuito Musical e Edir Vaqueiro, uma chamada para cair no forró. Ainda existe uma senha para a plataforma OutGo.
feliz aniversário
Luciane Benfica, Lorena Santos, Juraci Lira, Phillipe Coutinho Oliveira, Ustana Góis e Márcio Freire.
Domingo
Jaime Teixeira, Hélio Santa Rosa, Graciema Carneira, Cinthya Newman Farias, Ivanilson Araújo, Celina Bezerra, Nina Sousa, Luís Antônio Cunha, Maria Luísa Capriglione e Marise Duarte.
Segundo
Madson Vidal, Renato Fernandes, Nininha Costa, Zeca Melo, Joni Maia, Arthur Patriota, Tetê Pessoa, Gileno Guanabara, Kalina Leite, Patrícia Mota.