O site da Receita Federal apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira, 24, com o grande volume de acessos neste primeiro dia de consulta para a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.
Diante de reclamações de contribuintes nas redes sociais, a Receita Federal divulgou nota em que diz que está fiscalizando o sistema de consulta de restituições e que vai aumentar a infraestrutura da rede.
“A Receita Federal informa que está acompanhando o sistema de consulta para devolução das declarações do IRPF 2023.
O primeiro lote inclui 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila prioritária, como idosos com mais de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por meio do Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.
Para verificar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet e clicar nos itens Meu Imposto de Renda, em seguida: Consultar a Restituição.
No primeiro lote, considerado pela agência o maior da história, cerca de R$ 7,5 bilhões serão distribuídos aos contribuintes.
A entrega da declaração de IRS iniciou-se no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio, pelas 23h59.