STF julga mais de 250 denúncias sobre atos golpistas até hoje

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terminaram de analisar às 23h59 desta segunda-feira (15), em plenário virtual, mais de 250 denúncias contra os envolvidos nos atos antidemocráticos e golpistas de 8 de janeiro.
Este é o quarto bloco de reclamações apresentadas ao colegiado, somando um total de 800 por este grupo. Com o julgamento virtual, o STF decidirá se abre processo criminal contra o acusado.
O julgamento começou às 0h da última terça-feira (9). As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito dos Inquéritos 4921 e 4922.
Veja também: Rogério Marinho acusa Governo Lula de querer controlar CPMI dos Atos Golpistas: “Totalitário e arrogante”
Se denúncias forem recebidas, os acusados se tornarão réus. A próxima fase é a coleta de provas, que inclui os depoimentos e alegações de ambas as testemunhas de defesa e acusação. Posteriormente, caberá ao STF decidir se condena ou absolve o acusado. Não há prazo específico para esse julgamento.
mais 250 reclamações
Nesta terça-feira (16), o STF inicia o julgamento de mais de 250 denúncias contra acusados de atos antidemocráticos. Este julgamento também será realizado em sessão virtual.
O quinto bloco somará 1.050 denúncias que chegaram ao STF. O julgamento decorrerá até às 23h59 do dia 22 de maio (segunda-feira seguinte).
pesquisas
O Inquérito 4.922, que investiga os executores materiais dos atos, inclui denúncias sobre crimes de associação criminosa armada, extinção violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado e dano qualificado.
O Inquérito 4921 investiga os mandantes e as pessoas que instigaram os atos. O arguido pode ser arguido por incitação ao crime e associação criminosa.