Jogador uruguaio Luiz Suárez em partida pelo Grêmio de Porto Alegre. Lucas Uebel/Grêmio
A partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil entre ABC e Grêmio é um jogo que promete atrair torcedores de todo o país. O time alvinegro segue com motivos para sonhar em seguir na competição, mas para alguns, a principal atração é o craque mundial: o uruguaio Luís Suárez. Quinto maior artilheiro do mundo em atividade volta ao Rio Grande do Norte após nove anos de um jogo que foi decisivo em sua carreira. Atualmente em boa forma, o camisa 9 tenta apagar da memória um dos momentos mais difíceis do futebol.
Na Arena das Dunas, pela Copa do Mundo de 2014, o artilheiro da Celeste tentou morder o zagueiro Chiellini, na partida contra a seleção italiana, e recebeu um dos castigos mais severos da Fifa. O jogador foi suspenso por nove partidas da Copa do Mundo – a mais longa da história das Copas do Mundo – e banido de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses.
Depois do jogo em Natal, a repercussão negativa na carreira de Suárez foi enorme. Em entrevista recente, o novo camisa 9 do Grêmio comentou que as consequências culminaram em um dos momentos mais difíceis da carreira do atacante. “A forma como me trataram e como comunicaram comigo, proibindo-me de entrar num estádio, proibindo-me de ver a seleção. Na verdade, eles me proibiram de ver… O que eles fizeram comigo não foi humano”, disse o uruguaio à Rádio Fox.
O jogador, que teve passagens por grandes clubes europeus como Barcelona (ESP) e Liverpool (ING), lembrou que as ofensas cometidas na Arena das Dunas quase acabaram com sua carreira. “Chorei. Chorei por uma coisa e por outra. Naquela época, vários clubes me queriam. Depois da Copa do Mundo no Brasil, pensei que minha carreira havia acabado. Não conseguia acreditar.”
Apesar da lembrança negativa, o jogador vive uma ótima fase desde que chegou ao Brasil. O uruguaio estreou na temporada 2023 já com um hat-trick e título. Fez três gols no 4 a 1 sobre o São Luiz, e conquistou a Recopa Gaúcha. No último sábado, dia 8, Suárez voltou a ser decisivo. O camisa 9 fez o único gol da partida e ajudou o time de Porto Alegre a conquistar a copa estadual. No ano, já são 11 gols e quatro assistências em 15 partidas.
Para tentar frear o quinto maior artilheiro do mundo em atividade, o técnico Fernando Marchiori já deu descanso aos seus principais jogadores na última partida do Estadual, contra o Santa Cruz de Natal. A expectativa é de um jogo difícil no Frasqueirão já que o alvinegro também vive uma boa fase na competição.
O ABC avançou para a terceira fase após eliminar o gigante Vasco da Gama, em São Januário, no Rio de Janeiro. A equipe ainda lidera o Estadual, deixando para trás seu maior rival (América) na segunda colocação. Se avançar contra o Grêmio e chegar às oitavas de final, o clube potiguar pode acumular R$ 3,3 milhões em premiação só na Copa do Brasil.
INGRESSOS
O ABC anunciou ontem o encerramento da venda de ingressos para a partida, devido ao risco de overbooking. A demanda tem sido particularmente alta para os membros. Nesta terça-feira, o ABC atingiu a marca de 9.294 associados adimplentes. Segundo a ABC, ainda há um pequeno lote de ingressos disponíveis para o open bar e open food box.
A capacidade atual do Estádio Frasqueirão é de 15.032 lugares – a torcida gremista ficará no módulo 1.
Serviço
Copa do Brasil: ABC x Grêmio, 1º jogo
Quinta-feira, 13 de abril, às 21h30, no Frasqueirão, em Natal
Árbitro: Raphael Claus (FIFA); Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Sidmar dos Santos Meurer
VAR: Fábio Rogério Baesteiro