RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Terceira temporada do projeto Caravana REC acontece de abril a julho, passando por oito cidades do RN

O projeto Caravana REC – iniciativa itinerante que busca promover formação técnica, estímulo profissional e empresarial, produção e divulgação audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – chega a sua 3ª temporada a partir de abril. O público beneficiário direto são jovens entre 15 e 25 anos, das cidades contempladas na edição: Natal, Macaíba, Upanema, Baraúna, Florânia, João Câmara, Martins e Santa Cruz.

Com atuação responsável, baseada nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o projeto impacta pessoas e lugares por meio de ações socioculturais permeadas de propósitos que vão além do entretenimento e do consumo cultural.

Em cada cidade por onde passa, o projeto desenvolve uma oficina audiovisual, com foco na produção de curtas-metragens para iniciantes, além de atividades de valorização e formação de público para o cinema local por meio da Mostra Itinerante Caravana REC; e roda de conversa sobre cultura e empreendedorismo, onde Nathalia Santana, idealizadora e diretora da Caravana REC, apresenta o projeto como um estudo de caso para abordar temas como: produção cultural e possibilidades de desenvolvimento profissional no setor; elaboração, captação e gestão de projetos; comunicação cultural; e desafios contemporâneos (sustentabilidade, inovação, democratização).

Com foco na experiência e na troca de conhecimento, o diferencial da Caravana REC consiste em democratizar o acesso às técnicas audiovisuais básicas e, a partir das ações realizadas nas oficinas, estimular os jovens participantes a pensarem sobre sua identidade cultural, investigando símbolos, conceitos e ideias que podem ser traduzidas para a linguagem do cinema.

O fato de ver na tela o resultado prático de suas ideias e sugestões fortalece a identidade cultural dos participantes e mostra à comunidade que é possível transcender os limites da própria realidade. Além disso, o projeto também reforça a possibilidade do audiovisual se tornar uma forma de trabalhar, apresentando a esses jovens um nicho de mercado que cresce exponencialmente a cada dia.

Carito Cavalcanti – cineasta e um dos facilitadores da oficina – fala sobre a importância do projeto para o mercado audiovisual: “O mercado audiovisual vem crescendo cada vez mais e se renovando a cada dia com inúmeras possibilidades de realização. Nossa oficina visa trazer essas novas possibilidades de realização audiovisual para a realidade de jovens que têm menos acesso a esse tipo de conhecimento e experiência, por meio de uma introdução ao cinema digital para iniciantes.

Ele também destaca a importância social do projeto: “Entendemos que certos lugares são menos visíveis e o projeto ajuda a dar mais visibilidade a esses lugares e pessoas. A inclusão social e a partilha de saberes fazem parte das missões do projeto, assim como a interiorização, valorizando a memória, a história, o indivíduo e o seu lugar no mundo. Depois dessas duas temporadas que realizamos, fico muito emocionado ao perceber que nosso projeto continua repercutindo nas cidades por onde passamos – em participantes de oficinas e residentes –, e também por essa rede infinita que é a internet. Até hoje continuamos recebendo mensagens emocionadas de quem fez essa troca conosco, que resultou em filmes que representam não só o conteúdo compartilhado, mas também a identidade de cada lugar. Documentários feitos coletivamente resgatam a história e preservam o patrimônio material e imaterial. A Caravana Rec, para além de informar e formar jovens em locais com menos acesso a este tipo de formação, também sensibiliza os cidadãos em geral. Muitas vezes, alguém de uma cidade por onde passamos, através dos filmes que fazemos, lembra de pessoas e lugares importantes e se reconecta com suas origens de uma nova forma. Estou ansioso pela nossa terceira temporada. Vamos! Viva o Caravan Rec!”

“A oficina Caravana Rec leva noções básicas de audiovisual para iniciantes e adeptos dessa linguagem. Partimos da análise do nosso próprio modo de produzir, com ênfase na prática. É uma semana de troca de experiências e conhecimentos. A partir desse encontro, que estimula os participantes a pensarem formas de representar sua própria identidade cultural, produzimos coletivamente um documentário”, destaca Fernando Suassuna – facilitador das oficinas.

Caravana REC – Foto: Brunno Martins

O projeto Caravana REC é realizado pela Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Agendar:

Abril/2023

Natal: 10 a 14 de abril

Macaíba: 24 a 28 de abril

maio/2023

Upanema: 8 a 12 de maio

Baraúna: 22 a 26 de maio

Junho/2023

Florânia: 5 a 9 de junho

João Câmara: 26 a 30 de junho

Julho/2023

Martins: 10 a 14 de julho

Santa Cruz: 24 a 28 de julho

Mais informações: https://www.caravanarec.art/ | www.instagram.com/caravanarec

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.