Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer (IEPI). Fotografia; Divulgação
Referência em educação multidisciplinar em saúde, a Liga Contra o Câncer apresentará uma ampla gama de minicursos e simpósios durante o VII Congresso da Liga, um dos principais eventos de saúde do Rio Grande do Norte. O evento acontece entre os dias 4 e 6 de maio, no Centro de Convenções de Natal, e é destinado a estudantes e profissionais da saúde de todo o país.
A programação do simpósio inclui encontros nas áreas de Radioterapia, Oncogenética, que acontecem em parceria com a Beneficência Portuguesa e Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Segundo Lidiane Oliveira, nutricionista da Liga, que colabora com a organização do evento, as capacitações terão vagas limitadas, mas serão disponibilizadas sem custo adicional para os inscritos no congresso.
“Teremos vários minicursos em diversas especialidades, como assistência em oncologia para farmacêuticos e enfermeiros; linfotaping para a área de fisioterapia oncológica; saúde intestinal de pacientes com câncer; bandagens funcionais para o público fonoaudiólogo. A psicologia abordará temas como dor, culpa, morte e a representação social do câncer na era digital, e a área de odontologia abordará temas atuais sobre o diagnóstico do câncer bucal e o uso da tecnologia na reabilitação oral e maxilofacial” , destaca Lidiane Oliveira.
A oncologista clínica e médica coordenadora do Departamento de Pesquisa Clínica da Liga, Andréa Juliana Gomes, destaca a importância de eventos desse tipo para quem atua na área da saúde. “A dinâmica atual exige de todos os profissionais que se dedicam à assistência uma aplicabilidade cada vez maior de condutas médicas cientificamente embasadas”, enfatiza.
“Você não pode experimentar a medicina sem a ciência como sua principal aliada. Nesse âmbito, a atualização científica por meio de estudos clínicos e a participação em congressos, onde repassadas as informações dos estudos clínicos, são fundamentais”, destaca a médica Andréa Juliana, responsável pela realização de pesquisas com destaque internacional, principalmente na área de câncer de próstata.
Para Edilmar Moura, diretor-geral do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga, o congresso se destaca por abordar a área da saúde e o tratamento do câncer em todas as frentes. “A equipe multidisciplinar, principal responsável pelo bom funcionamento de um serviço de saúde, terá grande destaque. Serão abordados temas como pesquisa clínica, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem, além de um estudo aprofundado sobre o manejo da dor”, afirma.
Com o tema âncora “Inovação e Transformação Digital em Saúde”, o VII Congresso da Liga é o maior evento da área da saúde realizado por um grupo do Rio Grande do Norte e tem como objetivo promover a atualização na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Segundo Edilmar Moura, são esperados cerca de 1.500 participantes por dia, entre médicos, estudantes e profissionais de saúde.
Logo na abertura, os participantes poderão assistir às palestras de dois ícones do novo momento da saúde no Brasil: o PhD em Ciência da Computação, Fábio Gandour, e Jihan Zoghbi, fundador e CEO da healthtech Dr. Tis. Além deles, o professor Edson Marques de Oliveira, especialista em Logoterapia e Análise Existencial, Bruno Oliveira, capelão do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e Sulene Cunha, coordenadora de Oncologia Clínica e Residência em Oncologia da Liga, estão confirmados no o evento.
Serviço
VII Congresso da Liga
4, 5 e 6 de maio no Centro de Convenções de Natal
Mais informações e inscrições: https://congressodaliga.com.br