RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Tribunal de Contas desencadeia ações em operação nacional que fiscaliza infraestrutura escolar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) iniciou nesta segunda-feira, 24, as fiscalizações locais da Operação Educacional, fiscalização nacional ordenada que visa analisar as condições de infraestrutura das escolas das redes estaduais e municipais dos 26 Estados do Brasil e da União Distrito.

O trabalho envolve técnicos de 32 Tribunais de Contas que visitam escolas de todo o país para verificar a infraestrutura de 1.088 unidades de ensino. Cerca de 785 auditores participam da Operação Educação, que vai até a próxima quarta-feira, dia 26.

Durante as visitas, serão verificados 200 itens — entre eles, a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras poliesportivas. Serão também examinados aspetos relacionados com a segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

As escolas foram escolhidas com base nos indicadores de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam do Censo Escolar 2022. Os itens analisados ​​incluem aspectos relacionados à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndio, alimentação, esportes, recreação e espaços educativos.

Durante três dias, as informações resultantes das investigações presenciais serão inseridas em um sistema automático de consolidação de dados. A seguir, serão gerados dois tipos de relatórios: um nacional e outro estadual. Os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro também terão documentos específicos.

Os dados nacionais estarão concentrados na sala de situação localizada no TCE-SP, criadora da metodologia de fiscalização e do sistema informatizado. Com esse programa, a operação será acompanhada em tempo real por meio de fotos e vídeos enviados pelos agentes em campo. Nos Estados, cada Tribunal de Contas terá sua própria sala de gestão. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados no dia 27, a partir das 14h.

A iniciativa, uma parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), conta com o apoio técnico do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de sua Comissão de Educação (CTE-IRB), bem como o apoio institucional da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas da União (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). A participação do TCU inclui a possibilidade de fornecer dados relativos à educação básica no país e de acesso, pelas equipes, a trabalhos já desenvolvidos pelo Tribunal no âmbito de suas competências.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.