RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Trio Àse Delas lança primeiro single no Dia das Mães

Trio lança música no Dia das Mães como forma de homenagear a ancestralidade — Foto: Hallison Kauan Paula

Com data de lançamento marcada para este domingo, 14, o primeiro single do grupo Àse Delas celebra a ancestralidade e traz a experiência da mulher negra como fonte de inspiração. O single, que dá nome ao projeto, tem previsão de lançamento em todas as plataformas digitais de música. Formado pelas cantoras gaúchas Analuh Soares, Iyalê e Pretta Soul, o grupo apresenta seu primeiro lançamento como forma de dar continuidade ao legado de respeito às mulheres mais velhas e à ancestralidade negra.

Iyalê, uma das integrantes, diz que espera que o single chegue ao público para que possam dar continuidade ao legado. “Queremos que as pessoas vejam as mulheres negras assumindo o protagonismo e o poder de sua história, sabendo que temos uma história que não nos foi contada sobre nossos valores e que precisamos acessá-la. Queremos construir no imaginário do público essa referência de conquista, valores e continuidade da nossa história”.

Como forma de homenagear a ancestralidade, assim como as avós e mães que são as fontes inspiradoras do grupo musical, a música “Àde Delas” será lançada no Dia das Mães. Com letras tomadas pela musicalidade tradicional das religiões de matriz africana, como samba, rap e capoeira, a composição foi escrita pelos três integrantes e traz a essência de cada um deles e também do grupo. “[A letra] apresenta o trabalho que desenvolvemos dentro do projeto e a essência do nosso encontro, algumas partes foram construídas individualmente e outras compostas coletivamente no ateliê”, conta Iyalê.

Em sua primeira participação como grupo em um festival competindo com as músicas compostas por eles, Àse Delas conquistou o primeiro lugar no Festival Música Potiguar Brasileira, realizado em 2022 pela UFRN em parceria com a Rádio Universitária. Para Iyalê, a vitória representou, apesar das dificuldades, o reconhecimento tão necessário para dar continuidade ao projeto. “Ainda é muito difícil encontrar espaços para fazer nossos shows, além disso tem também a questão dos recursos financeiros que deram a possibilidade de investir no projeto e lançar a música”, relatou.

NOVOS PROJETOS. Para projetos futuros, o grupo já pensa em lançar um EP para apresentar as músicas autorais do trio. Além disso, crescer o projeto também é importante, na visão de Iyalê, para valorizar o trabalho e a identificação musical de cada integrante, que estão presentes no samba, no rap e no maracatu.

“Queremos mostrar nossa diversidade e ao mesmo tempo fortalecer a cena cultural em que atuamos, o Àṣẹ Delas também é uma forma de misturar esses públicos e mostrar que podemos fazer isso juntos sem perder a nossa essência”, disse a cantora.

SOBRE O GRUPO. O projeto Àse Delas, criado em 2021, tem como integrantes as cantoras potiguares Iyalê e Pretta Soul e a pernambucana Analuh Soares, que mora em Natal há 15 anos. Durante os shows, as meninas exploram canções da cultura popular em seu repertório, de artistas como Elza Soares, Bloco Afro Ilê Aiyê, Lia de Itamaracá e composições das próprias cantoras.

O nome “Àse Delas” refere-se ao termo iorubá “Asè” que significa boa energia e o princípio vital da existência, o Àse Delas traz a força da mulher negra na música, ocupando o lugar de destaque historicamente relegado a elas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.