O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), autorizou ontem (24) a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas a partir de 18 anos.
É necessário ter pelo menos duas doses da vacina monovalente em seu calendário vacinal. O intervalo mínimo recomendado para uma dose de reforço com a vacina bivalente Covid-19 é de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou da última dose do esquema primário.
Desde o início da vacinação com a bivalente, em 27 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já contabiliza 93 mil pessoas vacinadas em todo o Rio Grande do Norte. “Na próxima semana, a Sesap vai entregar um novo carregamento de vacinas, mas os municípios já podem iniciar essa vacinação com a vacina bivalente com as vacinas disponíveis em estoque”, explica Laiane Graziela, coordenadora de imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Segundo o Ministério da Saúde, a expansão da vacinação considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualizar a resposta imune de uma população maior contra as novas variantes da Covid-19.