Para retomar a cultura da vacinação em todo o território potiguar e elevar os níveis de cobertura vacinal de todos os grupos incluídos no calendário básico, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta segunda-feira, 22, o Movimento Vacina + Potiguar. O movimento vai unir diferentes esferas da sociedade do Rio Grande do Norte em ações perenes de vacinação, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
“Vivemos um período de negação em relação à vacina, incentivados pelas autoridades. E por isso perdemos muitas pessoas queridas. E lembro que aqui, neste mesmo local, foi aplicada a primeira vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Agora temos que valorizar um Brasil que tem vacina para todos. Cabe a nós abraçar a causa e levar essa campanha a todos os cantos da nossa terra”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O Ministério da Saúde esteve presente na solenidade de lançamento do projeto, realizada na Escola de Governo, para apoiar a iniciativa do Governo do Estado e da Sesap. “Vivemos uma guerra de narrativas. Até meados de 2016, tínhamos cobertura acima de 90%. E estão neste momento mesmo abaixo dos 65%. Mas agora temos outra relação federativa, em parceria com governos estaduais e prefeituras. E com um movimento nacional de vacinação que tem tudo a ver com Vacina + Potiguar”, destacou Swedenberger Barbosa, secretário executivo e ministro interino do Ministério da Saúde.
Assim como em todo o Brasil, desde 2017 o Rio Grande do Norte vem registrando queda na cobertura vacinal em todas as faixas etárias. Isso aumenta o risco de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas no país, como foi o caso do sarampo, reintroduzido no Brasil em 2018, além da coqueluche, difteria e tétano, que vêm aumentando o número de casos nos últimos anos. Por isso, a Sesap estruturou essa campanha para retomar a cultura da vacinação.
“Ainda estaremos realizando o trabalho de vacinação do Dia D, mas precisamos implementar isso de forma contínua. Também vamos lançar estratégias para reforçar a atenção primária, qualificando o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Lyane Ramalho.
O programa funcionará em etapas, inicialmente abrindo a adesão aos parceiros, seguida do planejamento conjunto das ações. “Queremos fazer uma avaliação de cada ação no final do ano, junto com as instituições de ensino parceiras, e acompanhar ao longo de 2024 também”, explica Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.
Para Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, entre os desafios estão os embates com as fake news. “Temos um desafio muito grande, que só será superado com uma mobilização geral conjunta. Parabenizamos a iniciativa da Sesap e do Governo. A estratégia está alinhada com o que o Ministério da Saúde está fazendo”, afirmou.
Além das parcerias, uma das estratégias do Movimento Vacina + Potiguar é capacitar profissionais de salas de vacina e agentes comunitários de saúde, além de realizar um evento científico para estimular a construção de projetos que promovam a integração do cotidiano dos profissionais com o conhecimento técnico.
Também participaram do lançamento o prefeito de São Rafael Reno Marinho, representando os municípios potiguares; a vereadora de Natal Júlia Arruda; Rosane Moreno, promotora de justiça do Núcleo de Apoio ao Ministério Público da Saúde; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN Canindé Santos; o presidente do Conselho Regional de Medicina do RN Marcos Jácome; o coordenador do Lais/UFRN Ricardo Valentim e a assessora técnica da secretaria de atenção básica do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cardoso.