Jogo entre Vasco e ABC decretou classificação do time potiguar — Foto: Daniel Ramalho/Vasco
Após a classificação do ABC nos pênaltis, contra o Vasco, em pleno São Januário, outro clube da Série A deixou a competição nacional. Disputada em jogo único, a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil foi definida apenas nos pênaltis. Com o resultado negativo contra o Mais Querido, coube ao time cruzmaltino amargar a marca de ser o 15º clube das séries A e B que já se despediu da atual edição.
Ao todo, foram quatro da primeira divisão e 11 da segunda nas duas primeiras fases do torneio. Cuiabá, Goiás e Red Bull Bragantino foram os outros três times da elite do futebol nacional que não seguem na Copa do Brasil. Juventude, Chapecoense, Ceará e Atlético-GO são alguns dos clubes da Série B que também ficaram de fora da terceira fase.
Ao todo, 29 times das duas principais divisões do Campeonato Brasileiro participaram das primeiras fases da Copa do Brasil. Foram 12 do primeiro e 16 do segundo. Apenas dois dos eliminados foram batidos por clubes que pertencem à mesma divisão ou estão no topo. O Criciúma, na segunda divisão, perdeu para o Coritiba, que está na elite, enquanto o Ceará caiu para o Ituano, adversário da Série B.
Na próxima fase, onze clubes das séries A e B participarão da competição. São eles: Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, e Sport, que está na segunda divisão. Os confrontos serão definidos por sorteio de dois potes, definidos com base no ranking dos clubes da Confederação Brasileira de Futebol.
Com isso, o ABC pode enfrentar rivais como Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Santos, Internacional, América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba. (Com informações do UOL/FOLHAPRESS)
QUEM FOI EXCLUÍDO
SÉRIE A
Goiás (por Águia de Marabá-PA)
Cuiabá (pelo São Raimundo-RR na 1ª fase)
Red Bull Bragantino (por Ypiranga-RS)
Vasco (pelo ABC-RN)
SÉRIE B
Atlético-GO (pelo Volta Redonda)
Avaí (pelo Retrô-PE na 1ª fase)
Ceará (no Ituano)
Chapecoense (por Marcílio Dias-SC na 1ª fase)
Criciúma (no Coritiba)
Juvenil (pelo São Luiz-RS na 1ª fase)
Londrina (por Nova Mutum-MT na 1ª fase)
Ponte Preta (por Brasil-RS)
Sampaio Corrêa (pelo Maringá na 1ª fase)
Vila Nova (pelo Náutico)
Vitória (pelo Nova Iguaçu-RJ na 1ª fase)