RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Workshop debate a Implementação do Ecossistema Local de Inovação

Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho – Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 25, foi realizada com sucesso a segunda oficina de implantação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) no município de Macaíba, no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho, localizado em Mangabeira.

O evento foi conduzido por consultores especializados do Sebrae/RN, teve duração aproximada de 4 horas e contou com a presença de representantes de diversas entidades interessadas no tema, como Prefeitura de Macaíba, Prefeitura de Parnamirim, Sebrae, Fecomércio, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX ), Instituto Santos Dumont, FIERN, UFRN, entre outros.

Ao todo, serão quatro workshops a serem realizados até o final deste primeiro semestre de 2023 para definir o plano para o efetivo lançamento e governança do ELI em Macaíba. As demais estão previstas para maio. A partir disso, será efetivamente lançado no município o ELI, que poderá contribuir significativamente para o seu desenvolvimento, com a qualificação de mão de obra, atração e implantação de novos empreendimentos com foco em ações inovadoras e, consequentemente, geração de emprego e renda para nossos cidadãos.

“Essa metodologia já existe em outros estados e cidades. Em Natal, por exemplo, já temos desde 2019. Estamos na segunda oficina. É uma metodologia que se constrói com atores locais, ou seja, pessoas da governança local. A partir daí, vamos elaborar e entregar um plano de ação, e esse plano de ação será implementado junto com essa governança”, explica Algéria Varela, gerente de Metodologia ELI do Sebrae/RN.

O ecossistema ELI começou no Paraná e já fez a diferença em diversos municípios, atraindo empresas inovadoras, realizando ações de estímulo ao empreendedorismo, transformando ideias em produtos e serviços, gerando novas empresas, apoiando o crescimento dessas empresas e tornando-as competitivas no mercado. mercado local e regional.

Macaíba é a sétima cidade do Rio Grande do Norte a implantar esse sistema, aparecendo ao lado de grandes centros do estado como Natal, Mossoró e Caicó.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.